Movimento Ecos: transformando intenções em realidades


Por Elmo Júlio de Miranda e Amanda Rodrigues

Desde o seu início, o Movimento Ecos possibilita às equipes das escolas parceiras o desenvolvimento de trabalhos no campo socioambiental, além de atividades ligadas à cultura e às realidades espaciais das escolas. A assessoria prestada pela coordenação, professores e estudantes das instituições Dom Helder Escola de Direito e EMGE Escola de Engenharia, apoiadoras do Ecos, possibilita a ampliação do conhecimento e da aprendizagem, agregando saberes aos currículos dos estudantes.

Os conteúdos propostos às escolas sempre foram abrangentes e arraigados de recortes transversais, servindo de práticas socioambientais e revisão de conteúdos curriculares a todas as disciplinas. As oficinas desenvolvidas oportunizam a construção do saber, o que auxilia o corpo docente no desenvolvimento de pesquisas e práticas educacionais. Nesta metodologia de práticas estão àquelas associadas às categorias socioambientais, tais como a reciclagem, o reaproveitamento de resíduos sólidos, a economia de água, energia, papel e outras. Estas elevam o grau de conscientização e o compromisso com causas sociais, econômicas e culturais, possibilitando às equipes das escolas liberdade para recriar soluções aos problemas de suas realidades.

Nesses dez anos de atuação, o Movimento Ecos presencia essas mudanças. Espaços anteriormente vazios passam a produzir verduras orgânicas de qualidade para a merenda escolar; as escolas adotaram mais a presença do verde, evitando o excesso de radiação solar em seus ambientes; a reciclagem e reutilização dos produtos descartados virou uma grande realidade; além da economia nas contas de água e energia, dentre tantas outras práticas. Todo esse conhecimento e conscientização extrapolam o ambiente escolar e se multiplicam nas famílias e comunidades. Para a travessia dessa construção, o Ecos conta atualmente com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que inclui o exercício do Ecos nas atividades curriculares, e que é encaminhada aos gestores escolares e professores.

Uma arena de competições positivas em prol da natureza e do planeta…

Os eventos Garota e Garoto Ecos, o Concurso de Dança e a Pegada Ambiental, são complementos fortes ao projeto socioambiental, levando cor, brilhantismo, criatividade e arte à toda comunidade escolar, estabelecendo processos de envolvimento dos jovens, dando-lhes oportunidade de apresentar suas habilidades e criatividades. No clima de competição até os resultados finais, a torcida e os objetivos em geral passam a ser únicos. A conscientização sobre as relações homem-natureza, a diminuição dos impactos sobre os recursos naturais, a sustentabilidade, enfim, a saúde do planeta e dos seres que nela habitam, aparecem em todas as tarefas concluídas. O compromisso do corpo docente e a capacidade de construção e desenvolvimento de uma nova visão sobre as ambiências vêm transformando a vida desses estudantes e profissionais da educação, tornando-os atores sociais da causa socioambiental.

Um portfólio construído e constituído de ações de excelências surpreendentes…

O conjunto de atividades, ações e eventos já realizados pelo Ecos parecem interminável, são jovens e professores reciclando, reaproveitando, plantando, desenvolvendo ações e criando maneiras e formas para se chegar a resultados fabulosos. Essas ações estão registradas nas mais de 150 escolas, que hoje parceiras, estão impregnadas em uma aquarela que revela a seriedade e a capacidade de mudança (ou de ação) para o planeta sobreviver, sendo possível a união de desenvolvimento e consciência.

Uma caminhada que não poderá acabar, se renova, fortalece e não tem fim….

Após o exercício e o cumprimento de ações e tarefas planejadas, chega o momento das conclusões, que são as premiações dos talentos. O desfecho anual do projeto dá-se com uma irradiante caminhada… a Caminhada Ecológica. Milhares de alunos, professores, diretores, profissionais da educação e demais participantes, levam suas bandeiras junto à bandeira do Movimento Ecos para as ruas de Belo Horizonte em um grande cortejo. Todos os anos, cerca de vinte mil alunos fazem um determinado percurso, estilizados, uniformizados e com muita alegria, com fanfarras e refrãos de grito de guerra, solicitando socorro à natureza, à vida e à perpetuação do planeta em vista da sustentabilidade para essas e futuras gerações.

Não é tão fácil descrever e ilustrar o Ecos devido à sua dinâmica extensiva, mas as imagens podem testemunhar e ajudar na interpretação das palavras, o que só justifica a seriedade de um projeto cujo lema é verdadeiro e real, pois, “Juntos, podemos”!