A campanha acabou, mas as ações socioambientais precisam continuar


Por Elmo Júlio de Miranda

No dia 24 de julho o Movimento Ecos finalizou a Campanha Agir Socioambiental, que teve como objetivo promover e reafirmar a conscientização ambiental veiculando uma ação com adesão de pessoas que preocupam e se comprometem com a sustentabilidade.  O projeto, promovido pela Dom Helder Escola de Direito e pela EMGE Escola de Engenharia, visou a participação de estudantes, professores, profissionais de diversos segmentos e toda a sociedade. O objetivo foi fortalecer o compromisso cidadão em prol de melhorias ambientais e maneiras de se ter um mundo mais solidário e com qualidade de vida. A campanha mobilizou um público diversificado que expôs as mais variadas preocupações, indicando atitudes e ações transformadoras.

Participação almejada…                       

O sorteio realizado como ação da campanha premiou 11 pessoas com um smartphone para o primeiro sorteado e kits influenciador digital para os demais. A ganhadora do smartphone foi Giovanna Claryn, aluna da Escola Estadual Flávio dos Santos, integrante do Movimento Ecos desde 2011, com orientação da professora de biologia, Elisângela Rodrigues.

Em sua ação socioambiental, a estudante do 3º ano do ensino médio destacou sua preocupação com o uso de agrotóxicos e como eles prejudicam a saúde humana. Giovanna fez um alerta expressando como podemos evitar e reduzir contaminações, valorizando a alimentação com produtos orgânicos que são produzidos por uma agricultura mais sustentável. A jovem ainda revelou sua satisfação em participar e contribuir para que a humanidade procure seguir caminhos para se obter saúde a todos e ao planeta.

Segundo a estudante “o Movimento Ecos me chamou atenção pelo engajamento provocado nos alunos da minha escola, em suas famílias e pelo benefício gerado com as doações. É importante o consumo de alimentos sem agrotóxicos, que poluem e nos prejudicam a longo prazo. Fiquei muito feliz por participar da campanha, por ser influenciada por minha professora Elisângela e por ganhar. O mais importante nessa campanha foi a participação de vários jovens, que focaram na luta pelo meio ambiente”.