A energia eólica como uma alternativa de energia sustentável


Foto: Paulo Whitaker / Reuters

Por Rayssa Fonseca

Ainda sobre a temática das energias renováveis, uma das mais utilizadas no Brasil é a energia eólica. Esta, proveniente dos ventos, também é considerada uma energia de fonte limpa e inesgotável.

Segundo informações da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o primeiro aerogerador instalado no Brasil foi em 1992 no arquipélago de Fernando de Noronha. Conforme relatório disponibilizado em setembro do corrente ano, o país já possui 653 parques eólicos e cerca de 7.920 aerogeradores em operação, espalhados em 12 estados diferentes, sendo que 80% dos parques eólicos brasileiros estão no Nordeste devido à constância dos ventos, visto que lá esses possuem velocidade estável e não mudam de direção frequentemente, o que facilita a produção de energia eólica.

E como funciona? São criados parques eólicos onde são instalados aerogeradores, que são geradores de energia, parecidos com cataventos gigantes. Esses aerogeradores possuem pás rotatórias que giram com a força do vento e este movimento gera energia cinética (energia gerada através do movimento) que, posteriormente, é transformada em energia elétrica.

A energia eólica é a segunda mais utilizada no Brasil, perdendo apenas para a energia hidrelétrica. Seu aumento tem se intensificado a cada dia, sendo que houve um crescimento de 15,5% de energia gerada em 2019 em relação à 2018. Atualmente, tem sido utilizada de forma complementar à energia gerada nas hidrelétricas.

Existem dois tipos de parques eólicos: onshore e offshore. Os onshore se localizam em terra, geralmente situados em regiões próximas ao mar ou interiores. Já os offshore se localizam no mar. Apesar do Brasil possuir uma costa litorânea imensa, há somente estudos para instalações de parques eólicos offshore, não existindo ainda nenhum efetivamente instalado.

No quesito sustentabilidade, a energia eólica possui inúmeras vantagens, visto que ela não emite carbono ou gases tóxicos em sua produção e não gera resíduos. Uma das desvantagens ambientais que mais se discute é em relação à poluição sonora, causada pelo ruído das pás rotatórias.

Entretanto, têm sido tomadas providências aptas a minimizarem tal poluição. Já existem investimentos para construção de aerogeradores mais altos, que também têm sido construídos em lugares mais distantes dos centros populacionais. Não obstante, há parques eólicos localizados próximos a moradias, como, por exemplo, o de João da Câmara (cidade próxima a Natal/RN), local onde foi feito um acordo com os moradores da região para cederem e autorizarem o uso do espaço em troca de pagamento mensal e ajuda na conservação do solo.

Diferentemente da energia solar, a energia eólica não é um sistema usualmente instalado em casas, prédios ou sítios, vez que os parques eólicos demandam um lugar maior e mais plano para sua construção, com capacidade de instalação de mais geradores. É mais caro para que cada pessoa possa gerar a própria energia eólica como é no sistema de energia solar. No entanto, é uma excelente alternativa de geração de energia em grande escala, uma vez que contribui com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, pois os impactos ambientais gerados são bem pequenos se comparado às vantagens que esse sistema possui, tanto econômicas quanto relativas à preservação ambiental.