Movimento Ecos encerra atividades de 2020 com Cerimônia de Premiação


O Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder Escola de Direito e EMGE Escola de Engenharia, realizou a Cerimônia de Premiação de suas atividades neste sábado (28). O evento aconteceu de forma on-line, sendo transmitido pelo canal da Dom Helder no Youtube.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto teve que se reinventar a fim de continuar sua trajetória de levar a educação socioambiental para dentro da comunidade acadêmica de cada escola. Assim, algumas das ações propostas foram a Campanha Agir Socioambiental e os concursos Grafar-Ecos e Redige-Ecos. A cerimônia de premiação apresentou os grandes ganhadores e seus respectivos prêmios.

Estiveram presentes no evento o reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf SJ, e o reitor da EMGE, Franclim Brito, bem como o coordenador geral do Movimento Ecos, Francisco Haas, e os professores coordenadores Luiz Chaves e José Cláudio Junqueira. Também participaram a representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Dra. Rosa Reis, e professores e diretores representando as escolas parceiras do Movimento Ecos, entre eles, Clarisse Helena Pereira Silva, da Funec, Maj. Nagib Magela Jorge de Oliveira, do CTPM Avelino Camargos, Valterson Nunes de Oliveira, do Cesec, e Sabrina Pereira da Silva, do SESI/FIEMG.

A abertura da cerimônia contou com a fala do reitor Paulo Umberto Stumpf SJ, que parabenizou os estudantes pelo esforço destinado ao Movimento Ecos durante o ano e reforçou o intuito tanto do movimento, como da Dom Helder e da EMGE de levar ensino de qualidade a todos os estudantes. “Unidos permaneceremos apostando na educação como um instrumento por excelência para a conquista de um mundo melhor, mais feliz e mais solidário”, expressou.

O professor nucleador do Movimento Ecos, Willio Campos Anselmo, agradeceu a equipe de nucleadores pelo esforço dedicado aos novos projetos propostos em 2020. “O que talvez mais nos tenha permitido aprender, foi que o brilho do olhar da juventude carrega consigo a esperança de um mundo melhor e diferente. Contudo, fomos surpreendidos pela pandemia, que nos furtou essa oportunidade de conhecer cada jovem, e conhecer neles o brilho da esperança e seu sonho individual. Mesmo assim, era necessário reinventar. O Movimento Ecos, como movimento, não podia parar. Escrevemos com várias mãos essa versão de trabalho, que hoje aqui encerramos”, discursou o professor.

Campanha Agir Socioambiental

No início da pandemia, logo em maio, o Movimento Ecos lançou a Campanha Socioambiental que consistia em um sorteio no instagram do projeto (@ecosmovimento). A proposta era incentivar a promoção da consciência ecossistêmica dentro das casas de todos os envolvidos no movimento com a publicação de uma foto ou vídeo que retratasse a prática de algum agir socioambiental.

Concursos Redige-Ecos e Grafar-Ecos

O objetivo geral dos concursos foi estimular o pensamento crítico em relação à natureza e ao isolamento social, bem como suas consequências. Desta maneira, em formatos de redação e pesquisa, os estudantes puderam se aprofundar na temática e aprender práticas que os ajudarão no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Eles foram divididos em duas fases, sendo a primeira um processo seletivo realizado pelas escolas participantes em que deste sairiam três finalistas. A  segunda consistia na avaliação dos jurados dos concursos para definir os ganhadores. De acordo com estimativas dos nucleadores do Movimento Ecos, mais de 15 mil estudantes participaram dos projetos, sendo que 400 destes tornaram-se finalistas dos Concursos Redige-Ecos e Grafar-Ecos.

Premiação

Os grandes ganhadores do concurso Grafar-Ecos receberam, alunos e professores, smartphones, do 1º ao 3º lugar, smartwatches, do 4º ao 10º lugar, e caixa de música portátil, do 11º ao 15º lugar, além de kits de higiene para as escolas e medalhas e troféus.

Confira os primeiros classificados do concurso:

1º lugar: Rayane Xavier de Sousa – E. E. Padre João Botelho

2º lugar: Fernanda Resende Peixoto Franco – Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Sabará

3º lugar: Mariana Reis Mendes – E. E. Maestro Villa Lobos

Confira aqui o resultado completo.

Já os vencedores do concurso Redige-Ecos receberam, também alunos e professores, smartphones, do 1º ao 3º lugar, kit influenciador, do 4º ao 10º lugar, além de kits de higiene para as escolas e medalhas e troféus.

Confira os primeiros classificados do concurso:

1º lugar: Bruna Agnes Amaral Campos – Funec Oitis

2º lugar: Gabriella Ferreira De Oliveira – NUCEC – Núcleo Comunitário Educacional de Caete

3º lugar: Thaissa Kellen de Amorim Cardoso – E. E. Margarida Brochado

Confira aqui o resultado final.

Os ganhadores poderão retirar seus prêmios na sede da Dom Helder e da EMGE a partir da próxima segunda-feira (30), apresentando documento de identificação e/ou procuração simples no local.

Processo Seletivo Bolsa Ecos

Dom Helder EMGE estão com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsa Ecos para os cursos de Direito, Engenharia Civil e Ciência da Computação. Os candidatos das escolas credenciadas ao Movimento Ecos em 2020 poderão concorrer a bolsa de estudo de até 100% para ingresso no primeiro semestre de 2021. O resultado do processo seletivo estará disponível a partir do dia 10 de dezembro.

Ao realizar a inscrição, os candidatos podem optar pela redação on-line ou pela utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a realização da inscrição no processe seletivo, o candidato poderá preencher o formulário de inscrição de bolsa. A seleção de candidatos à bolsa terá como foco competências, habilidades, conhecimentos e atitudes educacionais do candidato. É obrigatório anexar o Histórico Escolar de Ensino Médio (no caso de ainda não haver, deverá anexar boletins oficiais, emitido pelo colégio em que cursa ou cursou o Ensino Médio, com todas as notas).

Confira o edital e o formulário de inscrição para o processo seletivo de bolsas do Movimento Ecos.

Processo Seletivo Dom Helder e EMGE

Dom Helder e a EMGE também estão com as inscrições abertas para os processos seletivos dos cursos de Direito, Direito Integral, Engenharia Civil e Ciência da Computação. O ingresso ocorrerá no primeiro semestre de 2021. As instituições possuem conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), ensino personalizado e se destacam no cenário acadêmico de Minas Gerais.

Ao realizar as inscrições, os candidatos podem optar pela redação on-line ou pela utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aqueles que já possuem outra graduação ou já iniciaram os estudos podem optar também pela obtenção de novo título ou transferência.

Veja mais informações:

Processo seletivo Dom Helder

Processo seletivo EMGE