Movimento Ecos noticia o Projeto Socioambiental de 2021


Partindo da ideia de que “nada se cria, tudo se transforma” do cientista Antoine-Laurent de Lavoisier, a Dom Helder e a EMGE apresentam o Movimento Ecos de 2021, em parceria com instituições públicas e privadas e, em especial, a cooperação técnica com Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), adaptado ao ambiente remoto, mas com a essência socioambiental e educativa consolidada por mais de 12 anos. Através de ações seguras, em decorrência da pandemia de Covid-19, o objetivo do Movimento permanece o mesmo: apoiar e incentivar a disseminação e a multiplicação da Educação Ambiental por meio de ações socioculturais e socioambientais nas instituições de ensino básico.

O Movimento Ecos preparou atividades de estudos autônomos que possibilitem o pluralismo de ideias e a transdisciplinaridade dentro do novo ambiente de aprendizado remoto. O Projeto Socioambiental em 2021 dispõe da temática central “Desenvolvimento da Escola Sustentável em Minas Gerais em tempos de pandemia e isolamento social” para ser discutida em concursos que pretendem propagar a conscientização, mudança de hábitos e novas atitudes na comunidade acadêmica, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Desta forma, o Movimento Ecos lançará, em uma cerimônia de abertura on-line, no dia 15 de maio, editais autônomos de concursos e atividades multidisciplinares que contribuirão com os estudos dos jovens em continuação do afastamento escolar e a sua preparação ao retorno para aulas presenciais ou semipresenciais. Confira:

• Campanha “Agir Socioambiental”: desenvolver pequenas práticas ambientais no período de isolamento social, através de lives e capacitação para o “Desenvolvimento da Escola Sustentável em Minas Gerais em tempos de pandemia e isolamento social”;

• 2º Concurso de Pesquisa “Grafar-Ecos”: discutir mediante pesquisa contextualizada e interdisciplinar, multidisciplinar ou transdisciplinar, nossa sociedade modificada e constantemente reestruturada pela necessidade de resguardar e se cuidar no intuito de preparar-se para os desafios da pós-pandemia;

• 2º Concurso Redação “Redige-Ecos”: incentivar a escrita, ampliando a visão crítica e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento argumentativo. Esse concurso serve como preparação para o exame do Enem;

• Concurso de Talentos: desenvolver atividades lúdicas e artísticas culturais que provam a socialização através da temática socioambiental, caso houver o retorno das aulas presenciais ou semipresenciais.

A participação no Projeto Socioambiental 2021, além de render premiações diversas, gera a oportunidade de estudar na Dom Helder e na EMGE com bolsa de estudo de até 100%. As escolas interessadas em participar devem se cadastrar na plataforma on-line do Movimento Ecos, através do site www.ecossocioambiental.org.br.

Para ficar por dentro das novidades do Movimento Ecos, acompanhe nas redes sociais:
• Instagram: @ecosmovimento;
• Tik Tok: @movimentoecos;
• Youtube: Movimento Ecos;
• Facebook: Movimento Ecos.