Movimento Ecos sai em defesa da Serra do Curral na Semana Mundial do Meio Ambiente


Por Elmo Júlio

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Dom Helder Escola de Direito e a EMGE Escola de Engenharia e Ciência da Computação, através do Movimento Ecos, e em parceria com mais de 300 escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram uma visitação simbólica com a faixa “Preservemos nossas serras em nome da vida”, registrando a sua preocupação frente às atividades mineradoras irregulares que atuam na região da Serra do Curral e Serra do Rola Moça.

Esse ato público une-se às entidades ambientalistas, ao povo belo-horizontino e da região na luta para impedir que a Serra do Curral, símbolo paisagístico e cultural da capital mineira, continue sendo corroída pela mineração criminosa e irresponsável, destruindo florestas e nascentes. Esta foi uma ação-manifesto, para os mineiros e principalmente belo-horizontinos, para destacar a importância da proteção e conservação do patrimônio natural que faz parte da história da região.

Representantes da equipe do Movimento Ecos, seguindo os protocolos sanitários exigidos, foram ao topo da borda leste do Taquaril para registrar os impactos causados pela Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra), projeto minerário na região há 60 anos. Os impactos nitidamente identificados ocupam uma enorme área com suas atividades de exploração mineral, enquanto deveriam ser Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

As fotos retratam o cenário do descompromisso com o meio físico natural e com a sociedade, cujos ecossistemas possuem manchas verdes de vegetação nativas de Cerrado, Mata Atlântica e matas de galerias, abrigam rica fauna e mananciais das bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, que abastecem 70% da população da capital e 40% da RMBH. A região apresenta altos níveis de degradação com solos desnudos, extensas ravinas e voçorocas causadas pelas ações irregulares do empreendimento, transformando toda a paisagem do complexo da Serra do Curral.

Ações como essas devem ser contínuas, registradas e publicadas, em prol da preservação socioambiental, da sustentabilidade e pelo futuro de vida do planeta para as gerações presentes e futuros. Conclamamos a todos para a máxima do Movimento Ecos: Juntos, podemos.

O Movimento Ecos também disponibilizou um abaixo assinado contra a iniciativa de mineração na Serra do Curral e Serra do Rola Moça: http://chng.it/qNKsYn8yLd.