Projeto incentiva iluminação sustentável em pontos de ônibus


Projeto incentiva iluminação sustentável em pontos de ônibus

 

Thiago Matheus Martins de Moraes, aluno do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia da Unesp de Guaratinguetá desenvolveu com o professor Rubens Alves Dias o projeto Ponto Iluminado. Os objetivos são o desenvolvimento e o aprimoramento das tecnologias envolvidas e mitigar a criminalidade em locais pouco iluminados.

Como a maior incidência de assaltos ocorre no período noturno, principalmente, em locais de iluminação precária, foi elaborado um projeto de iluminação que pode ser utilizado, por exemplo, em pontos de ônibus com baixa iluminação. Para conhecer o projeto acesse aqui.

Para alimentar o sistema de iluminação, foi elaborado um sistema completamente autossustentável, que independe de qualquer fonte de energia ligada à rede elétrica, visto que o Brasil passa, atualmente, por uma de suas maiores crises energéticas.

O projeto de Thiago e do também estudante Lucas de Paula Santos Petri foi aceito para ser apresentado no Global Humanitarian Technology Conference (GHTC).

O IEEE GHTC tem enfoque no avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Trata-se de uma conferência anual voltada para os interessados em projetos humanitários. É realizada em Seattle, região famosa por suas inovações tecnológicas, com pesquisadores mundialmente reconhecidos e investidores de tecnologia. A conferência atrai um público global de educadores, engenheiros, cientistas, médicos, filantropos, empresas, fundações, ONGs e outros interessados ??na aplicação de tecnologia para desenvolver soluções eficazes para os desafios que enfrentam as populações carentes do mundo.

São enviados para o Congreso milhares de artigos dos 160 países onde o IEEE possui seus 400 mil membros, e o artigo dos estudantes da FEG está entre os 28 melhores do mundo na categoria Energy, concorrendo contra artigos de países como EUA, Índia, Alemanha, Inglaterra e França, onde o IEEE possui grande influência.

O objetivo fo projeto Ponto Iluminado, que está sendo desenvolvido com o apoio da PROEX – Pró-reitoria de Extensão Universitaria e patrocinado pelo grupo Objetivo, Mestra Educacional, Terwan Eletricidade, entre outras empresas, é introduzir um novo conceito de iluminação, utilizando energia solar e um sistema inteligente de dimerização da iluminação. O título do paper, que foca um ponto de ônibus em frente à Unidade, é “Reducing criminality and saving energy”.

Após passar pelas diversas etapas de seleção do comitê avaliador, em julho de 2016, após quatro meses de seleções, o paper foi aprovado e os seus autores vão apresentá-lo durante o congresso, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016. Após o evento, o texto será publicado no IEEExplore, a maior biblioteca virtual de artigos científicos do mundo.

Dia 22 de outubro, às 10h30, no Centro de Inovação em Eficiência Energética (InovEE) da FEG, na Avenida Ariberto Pereira da Cunha, 333 – Pedregulho, Guaratinguetá – SP, haverá uma solenidade de inauguração do projeto onde serão dadas explicações e apresentados benefícios.

Sendo um de nossos principais objetivos a divulgação do uso racional de energia e das tecnologias relacionadas a energia solar gostaria de saber se existe o interesse do setor de imprensa da UNESP em participar desta cerimonia e, assim, poder divulgar amplamente este estudo e seus benefícios fazendo assim que mais pessoas se conscientizem sobre o tema. Com informações da Agência Unesp.

Fonte: Observatório Eco