Apresentação


O Ecos é um movimento socioambiental que trabalha em defesa do meio ambiente desde 2011, promovendo atividades culturais e socioeducativas junto às escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. Em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), por meio de cooperação técnica, são desenvolvidas diversas iniciativas em parceria com estudantes, docentes e diretores de instituições da rede pública e privada de Minas Gerais.

O objetivo do Movimento Ecos é contribuir para a criação de ideias e projetos que promovam a consciência ambiental nos âmbitos comunitário, social e individual. Assim, realidades muito próximas dos integrantes se tornam objetos de ações permanentes. Redução do consumo de água, de energia elétrica, de resíduos sólidos, reciclagem, conservação de parques e praças são algumas das propostas desenvolvidas pelos alunos dentro das escolas. Pedagogicamente, o movimento procura promover consciência ecológica, atitudes pessoais e comunitárias de respeito, valorização da vida e preservação do meio ambiente.

O Ecos apoia iniciativas de educação socioambiental realizadas pelos próprios estudantes e docentes das instituições parceiras e procura envolver, também, as populações locais e a comunidade acadêmica da Dom Helder Escola de Direito e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), idealizadoras do movimento. A metodologia aplicada inclui o levantamento de dados e a elaboração de planilhas, gráficos e relatórios, que possibilitam análises e estudos relacionados à Pegada Ambiental.

A partir desse diagnóstico inicial, o movimento auxilia cada escola a elaborar o seu projeto de educação socioambiental, por meio de oficinas de formação dos seus representantes e de acompanhamento in loco para assessorar a execução das ações propostas. O projeto pode incluir palestras, debates, mostras, oficinas, seminários, apresentações artísticas e musicais, além de outras ações e estudos relacionados a questões socioambientais. Essas atividades são escolhidas livremente pelas escolas com a participação democrática de seus estudantes, docentes e direção, assessorados pelos agentes qualificados e credenciados pelo Ecos.

O ano de atividades é encerrado com um evento público, que reúne todas as escolas e demais participantes do Ecos em uma tradicional “Caminhada Ecológica”, seguida por shows musicais, apresentações artísticas, culturais e entrega de prêmios aos melhores projetos. O tema geral desse evento, bem como data, local e formato, são definidos com a participação democrática e cidadã de todos os integrantes do movimento.

O Ecos é apartidário e sem fins religiosos. Trata-se de uma organização não governamental promovida pela Dom Helder, especialmente pelos seus programas de pós-graduação – Doutorado e Mestrado em Direito Ambiental –, e pela EMGE.

Juntos, podemos!