Estruturação


Coordenação geral

A coordenação do Ecos é responsável pela parte administrativa: logística, reuniões de planejamento e avaliação dos projetos, realização do processo de seleção e avaliação de desempenho dos bolsistas, estagiários, professores e pela comunicação realizada pelo Movimento Ecos.

 

Pesquisadores

O Grupo de Pesquisa Científica do Mestrado ou Doutorado desenvolve estudos sobre a temática de educação socioambiental. Coordenado por um docente doutor na área ambiental, auxilia a coordenação do Movimento, participa das reuniões de planejamento, de avaliação do projeto socioambiental e dos bolsistas do Ecos.  É responsável pela formação dos bolsistas, docentes e representantes das escolas e pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas em cada escola.

O Movimento Ecos dispõe de Grupo de Iniciação Científica para bolsistas do Curso de Graduação em Direito da Dom Helder Escola de Direito e dos Cursos de Engenharia e Computação da EMGE. Os temas de iniciação à pesquisa desse grupo objetivam identificar as melhores práticas para referenciar o conceito de escolas ambientalmente sustentáveis mediante formação socioambiental.

O Grupo de Iniciação Científica será responsável pela formação de 6 grupos de bolsistas para apoiarem a implantação dos projetos nas escolas.

 

Professores Nucleadores

Os professores são responsáveis pela articulação do Movimento Ecos com as escolas parceiras. Participam das reuniões de planejamento e de avaliação do projeto socioambiental. Coordenam as atividades e avaliam o desempenho dos bolsistas que atuam nesses educandários. Além disso, produzem notícias sobre o desenvolvimento do projeto para o site do Ecos.

 

Bolsistas do Ecos

São os alunos classificados por meio de processo seletivo do vestibular no segundo semestre de cada ano. A bolsa é semestral e pode ser renovada de acordo com a avaliação mensal de desempenho no projeto socioambiental. Como contrapartida semestral, o aluno atua diretamente nas escolas definidas pelo Ecos e participa de quatro dias de formação por semestre.

 

Bolsistas universitários

O processo seletivo de bolsa é feito de acordo com o Edital publicado no início de cada semestre letivo. Como contrapartida semestral, o aluno atua diretamente nas escolas definidas pelo Ecos. Também participa de quatro dias de formação por semestre e é avaliado mensalmente pelo desempenho no projeto socioambiental.

 

Bolsistas assistência técnica

São os alunos selecionados para compor a equipe de assistência técnica para a elaboração e implantação dos projetos em um ou mais dos seis temas do Movimento Ecos, integrando as ciências da engenharia, computação e jurídica.

 

Estagiários

São os alunos em estágio curricular – selecionados dentre os bolsistas com mais experiência no Movimento Ecos; são responsáveis pelo acompanhamento e execução das atividades; monitoram e avaliam o desempenho dos bolsistas de suas respectivas escolas.

 

Docentes-orientadores

São professores da escola-parceira do Ecos, nomeados pela direção da escola. Juntamente com os estudantes líder e vice-líder são responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do projeto socioambiental no âmbito da sua instituição.

 

Estudantes representantes das escolas

O Representante e o Vice representante da escola, que são os líderes do Ecos em sua instituição, devem ser eleitos pelos integrantes inscritos no Movimento. São responsáveis pela coordenação das atividades do projeto socioambiental, juntamente com o professor orientador. Compete a eles a postagem do resultado das tarefas no espaço virtual do Movimento.

Após a efetivação cadastral da parceria, os representantes eleitos, professor-orientador, líder e vice-líder, passam a ter o direito de participar do planejamento e organização das ações do Movimento, por meio da Reunião Geral e de outras formas de participação.

Anualmente, são realizadas reuniões gerais com o intuito de formalizar propostas de comum acordo quanto a demandas e estratégias de ações ambientais. Em sintonia com regulamento do projeto socioambiental, são definidas reuniões com os representantes institucionais objetivando deliberar e acordar tais pleitos.

 

Reunião geral – Seminário

Semestralmente, haverá uma reunião geral, incluindo reitores, Secretaria do Estado da Educação, coordenação geral, pesquisadores, professores, bolsistas, estagiários, docentes orientadores e estudantes representantes das escolas. A finalidade dessa reunião, além de qualificação em educação socioambiental, será a de planejar, avaliar e decidir questões coletivas da execução do Movimento.

 

Comissão julgadora

A Comissão Julgadora tem como função avaliar os projetos de cada escola, conforme edital anual e regulamento do Ecos, tendo em vista o “ranqueamento” para a premiação. Será composta por docentes da Dom Helder e da EMGE, nomeados pela Coordenação Geral. A Comissão Julgadora poderá contar com a colaboração de Técnicos-Administrativos da Dom Helder e da EMGE e especialistas da área.

 

Assessoria

O apoio, para que os projetos sejam desenvolvidos nas escolas integrantes conta com toda a assessoria de docentes, bolsistas e monitores qualificados e credenciados pelo Movimento Ecos.  A assessoria disponibiliza para as escolas apoio didático, pedagógico e cultural para o desenvolvimento de suas atividades.

Além da assessoria a ser prestada em cada escola, o movimento conta também com toda a estrutura física e tecnológica da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia de Minas Gerais – EMGE – para sediar e apoiar os eventos de formação e qualificação dos representantes dessas escolas.

 

Comunicação

O Movimento Ecos prima pelo contato permanente com seus integrantes e instituições parceiras, com o auxílio do Núcleo de Comunicação (Necom) da Dom Helder e EMGE. Para tanto, são utilizados recursos telefônicos e eletrônicos, como aplicativo (APP), e-mail, mensagens e WhatsApp. A equipe de jornalismo também produz notícias sobre as reuniões, oficinas, premiações e demais atividades vinculadas ao projeto socioambiental, que são divulgadas nos sites do Ecos (http://ecossocioambiental.org.br/), da Dom Helder e da EMGE, bem como no portal Dom Total. A comunicação do movimento é democrática e participativa, o que facilita a adesão espontânea de seus integrantes e promove o intercâmbio de informações.