Transforme seu lixo em flores


Por Laisa Mangelli

 

Compostagem caseira – transforme seu lixo em flores! – Como compostar o seu lixo orgânico, mesmo em pequenas residências.

A compostagem é uma técnica milenar, praticada há mais de cinco mil anos pelos chineses. Nada muito diferente do que a natureza já faz a bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde os resíduos de origem vegetal ou animal é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para o solo, e consequentemente para a manutenção da vida das plantas. Dentro desse contexto, ao praticar a compostagem em casa, estamos seguindo as regras da natureza, destinando corretamente os nossos resíduos orgânicos.

A compostagem tradicionalmente usada na zona rural é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde de toda população. Além disso, o acúmulo desses resíduos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos causadores de doenças, atraindo vetores, como insetos e ratos, que são os principais veículos de transmissão de doenças aos seres humanos.

Além de evitar a poluição e gerar renda, a compostagem faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil. Mesmo em pequenas casas e apartamentos, a técnica é possível, basta seguir as instruções de manejo adequado. Entre muitos modelos de composteira existentes, destaco a reutilização de baldes de pvc (usados para armazenar grandes quantidades de manteiga e gordura vegetal), com apenas três deles pode-se montar uma eficiente composteira e que não ocupa muito espaço. Claro que tudo isso, só será possível em casas onde o lixo é separado, diminuindo ainda mais os rejeitos que de fato vão para o aterro sanitário.

A montagem da composteira pode parecer difícil no primeiro momento, mas com a prática, perceberá que é um processo simples. Os três baldes ficarão empilhados, como uma torre, no primeiro ficarão as camadas de terra, o lixo orgânico e o material seco como palha ou folhagens para cobrir. No segundo haverá terra e as minhocas que farão o trabalho de decomposição do material.  Entre esses dois baldes é preciso fazer furos para que as minhocas (que podem ser compradas em estabelecimentos especializados em plantas e adubo) transitem para “trabalhar” na decomposição. No último, depositará o chorume como resultado de todo esse trabalho. Esse líquido é um fertilizante de alto potencial, já que é derivado somente de matéria orgânica, rico em nutrientes, excelente para regar plantas e hortas, necessitando ser diluído em um copo de chorume para nove de água.

Vale lembrar que fazer a compostagem não é só jogar o lixo orgânico e deixar a natureza fazer o resto. O ideal é mexer nela a cada 15 dias, o tempo que a decomposição começa a ser feita, elevando a temperatura do composto em até 70°C devido ao trabalho das minhocas e microorganismos. Depois, revolver o material é importante para fornecer oxigênio ao processo. Mas se geramos lixo orgânico todo dia, como fazer? O ideal é guardá-lo em uma vasilha com tampa na geladeira e acrescentar cada vez que for mexer na composteira.

Os resíduos que podem ser depositados são as cascas de frutas, borra e filtros de café, restos de legumes e verduras (crus), iogurte, resto de leite, casca de ovos triturados, aparas de gramas, erva mate, entre outros. O que não pode ser adicionado a composteira são os produtos de difícil decomposição como carnes, restos de comida temperada, esterco de animal doméstico, folhas de revistas, madeiras, cinzas de cigarro, carvão e frutas cítricas em excesso por causa da acidez.

O tempo para recolher o adubo final varia de acordo com o tamanho e montagem da composteira, em média de dois ou três meses. O indicativo de que o húmus (adubo) está pronto é quando a temperatura do composto se estabiliza com a temperatura ambiente, a cor é escura e o cheiro é de terra. Pode ser aplicado em canteiros de plantas e hortaliças, em vasos para flores, e jardins em geral. O composto aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes, favorece o arejamento do solo e melhora consequentemente a produção de culturas, deixando-as mais vivas e viçosas. Tudo isso, sem produtos químicos, praticando a reciclagem, poupando aterros e principalmente cuidando do meio ambiente comum a todos nós. Transforme seu lixo em flores!