Do meu lixo cuido eu – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.


                                       

Até a Revolução Industrial o lixo era composto basicamente de restos de alimentos. Após essa fase, passou a ser identificado como todo e qualquer resíduo sólido descartado e rejeitado pela sociedade. Assim que a escala de produção de materiais como: plástico, papel, papelão, isopor, metais, entre outros, se tornou industrial, nosso lixo aumentou significativamente, já que tudo que compramos e consumimos é excessivamente embalado, gerando mais quantidade de resíduos. Geralmente, associamos a palavra lixo a algo sujo e repugnante, que queremos descartar imediatamente, mas vale ressaltar que lixo só vira de fato lixo, quando se mistura sem pudor com tudo que descartamos.

O hábito de separar os resíduos para reciclagem é pouco cultivado no nosso país, onde apenas 2% do total são reciclados. Segundo informações da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (IBGE, 2008), um brasileiro produz em média 1,5Kg de resíduo por dia, separados em secos e úmidos, e recebendo seu destino correto, pode-se diminuir consideravelmente esse volume diário. Resíduos orgânicos representam 50% do nosso lixo; os recicláveis 30%; os outros 20%, são o que de fato seriam encaminhados para o aterro sanitário por não possuírem alternativas de reuso.

Precisamos por em prática os três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Só assim será viável uma diminuição no descarte incorreto de todo esse material, que pode se tornar fonte de renda de diversas maneiras e impulsionar a economia do país em cifras significativas. O papel do catador no âmbito socioambiental é vital para impulsionar o volume de resíduos reciclados, pois no Brasil são eles os maiores responsáveis pela coleta desse material, de forma autônoma ou em cooperativas. Sobretudo na forma de arte, onde muitos artistas fazem dos resíduos sólidos uma forma criativa de mostrar como a sociedade despreza materiais que podem ser reaproveitados, reutilizados e reciclados, seja como decoração, vestuário, e até mesmo uma reflexão sobre a nossa postura consumista.

É preciso se conscientizar que cada um é responsável pelo lixo que produz, ele é seu, antes de ir para a lixeira e consequentemente o destino que recebe também é de sua responsabilidade. Adotar o ‘modo reciclar’ é um exercício diário. Os benefícios que a prática da reciclagem nos traz são inúmeros, como a economia de recursos naturais extraídos do meio ambiente; a diminuição na emissão de gazes do efeito estufa; poupando aterros sanitários, e principalmente, exercendo a cidadania de cuidar do único planeta habitável que conhecemos.

Laísa Mangelli

Foto: Blog da E.M. Odilon de Andrade