II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONDUTA EMPRESARIAL RESPONSÁVEL


II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONDUTA EMPRESARIAL RESPONSÁVEL-MELHORES PRÁTICAS BRASIL E UNIÃO EUROPEIA II Seminário Internacional de Conduta Empresarial Responsável-Melhores Práticas Brasil e União Europeia

O objetivo do 2º Seminário é apresentar, debater e disseminar melhores práticas sobre Conduta Empresarial Responsável (CER), Responsible Business Conduct (RBC) em sua versão em Inglês, com foco na governança, gestão, e resultados no desenvolvimento de ações e no engajamento das empresas brasileiras e europeias na adoção dos princípios da CER.

Esta 2ª edição do Seminário, visa identificar as melhores práticas e compartilhar experiências de empresas brasileiras e europeias de implementação bem-sucedida das diretrizes e princípios da Conduta Empresarial Responsável com um foco específico na Valoração Econômica e Financeira e avaliação do Retorno sobre o Investimento (Social and Economic ROI) das iniciativas de Competitividade Sustentável, tanto do ponto de vista interno das organizações, assim como do ponto de vista externo (consumidores, fornecedores, mercados, instituições financeiras, etc.). Também, visa congregar uma ampla gama de atores e representantes (empresas, governo, sociedade civil, consumidores e usuários, setor acadêmico e comunidade diplomata), no intuito de promover uma compreensão geral, uma troca de melhores práticas e a aceitação e difusão dos princípios e das diretrizes da CER, de maneira efetiva.

Programação

08.30 Credenciamento/ Welcome Coffee

09:00/09.30 Abertura

• Paulo Skaf– Presidente da FIESP
• João Gomes Cravinho – Embaixador da União Europeia
• Nils Grafström – Presidente da Eurocâmaras

09:45/11:05 Painel I: Desafios e tendências de Valoração de Competitividade Sustentável. A Conduta Empresarial Responsável como diferencial competitivo para as empresas no acesso aos mercados internacionais.

Moderador: Pedro Lins

 Annelise Vendramini – Finanças Sustentáveis – FGV
• Marcia Sakamoto – Gerente de Sustentabilidade Siemens
• Rafael Luis Pompea de Gioielli – Gerente de Sustentabilidade Instituto Votorantim
 Giuliana Solari – Diretora Geral da illy caffè Sud America

11:10/12:35 Painel II: Competitividade Sustentável – Conduta Empresarial Responsável e Governança como critério de Investimento.

Moderador: Pedro Lins

 Annelise Vendramini – Finanças Sustentáveis – FGV
• Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – Anbima (TBC)
• Federação Brasileira de Bancos – Febraban (TBC)
• Guilherme Setubal Souza e Silva – Gerente de relações com investidores da Duratex (TBC)

12:35/12:45 Encerramento

• Nicola Ardito – Chefe da Secção de Assuntos Comerciais – Delegação da União Europeia
• Gracia Fragalá – Diretora titular do Cores da FIESP
• Nelson Pereira dos Reis – Vice Presidente da Fiesp e Diretor Titular dos Departamentos de Meio Ambiente da Fiesp e do Ciesp

 

LOCALIZAÇÃO

Av Paulista, 1313 Prédio Fiesp

Fonte:Fiesp