A Importância da Reciclagem de Alumínio para a Economia Verde


iStock.com / Patrick morrisseyA reciclagem de alumínios concentra-se especialmente no segmento de latas.

economia verde é um sistema produtivo que visa a melhoria do bem-estar da humanidade e a igualdade social, ao mesmo tempo em que os riscos ambientais são reduzidos. Os principais objetivos deste tipo de economia são: minimizar as emissões de carbono e promover o eficiente uso de recursos naturais.

Para converter a chamada “economia marrom” (baseada em combustíveis fosseis) em economia verde, entretanto, são necessárias mudanças globais e um investimento estimado em UU$1.3 trilhões por ano.

A sociedade contemporânea tem apresentado avanços significativos no que diz respeito à responsabilidade socioambiental corporativa e à eficiência na utilização dos recursos necessários para prover a sociedade de bens e serviços. Chamamos este cenário de ecoeficiência.

Os avanços em reciclagem de alumínio representam um ganho significativo para a economia verde.  A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) tem ressaltado a importância da reciclagem no provimento da oferta doméstica de alumínio.

De acordo com a instituição, a sucata recuperada representa uma média de 35,7% de todo o alumínio consumido no Brasil. Este número está acima da média mundial, que é de 27%. A reciclagem de alumínios concentra-se especialmente no segmento de latas, onde se atinge uma taxa de reciclagem de 98,2%.

Dos inúmeros benefícios da reciclagem de alumínio, podemos destacar o baixo consumo de energia, uma vez que este processo demanda aproximadamente 5% do total gasto nos processos de transformação da matéria-prima.

A Dinâmica Ambiental é uma empresa nacional especializada no gerenciamento de aerossóis, e tem significativa participação na cadeia de reciclagem do alumínio. Grande parte das embalagens de aerossóis são fabricadas em alumínio, material que pode ser reciclado por infinitas vezes.

As embalagens de aerossol passam por processos de despressurização, descaracterização e limpeza. Posteriormente, são enviadas para reciclagem, podendo retornar de forma direta ou indireta aos processos de fabricação de embalagens.

Aline Kopchinsk