Gravimetria do lixo na Dom Helder


Mestrandos da disciplina Gestão e Gerenciamento de Resíduos, bolsistas do Movimento ECOS, alunos da graduação da Dom Helder e da EMGE participaram, no dia 18 de junho, da determinação gravimétrica dos resíduos sólidos gerados durantes três dias na ESDHC, sob a orientação do Prof. José Claudio Junqueira e apoio do Prof. Luiz Chaves.

Trata-se de processo normalizado para determinar a composição dos resíduos sólidos urbanos – RSU (lixo). Esse processo consiste em retirar amostras dos vários sacos de lixo, espalhando-as sobre uma superfície lisa, para depois separá-las em quatro partes iguais (quadrantes). Após toma-se uma amostra de cada quadrante para compor a amostra composta final.

Essa amostra é pesada e depois espalhada em uma superfície limpa, onde se procede a catação dos vários tipos de resíduos: papel, papelão, plástico, metal, vidro e matéria orgânica.

A amostra final obtida foi de 740 gramas, contendo 235g de papel e papelão (32%), 275g de plásticos (37%), 20g de metal (3%), 130g de matéria orgânica (18%) e 80g de outros materiais (10%).

Os resíduos de papel, papelão e plástico encontrados foram principalmente resíduos de embalagens de alimentos, os metais foram compostos por latas de alumínio de refrigerantes, a matéria orgânica por sobra de alimentos e um pouco de folhas de árvores.
Os rejeitos denominados outros eram constituídos por artefatos quebrados de baquelite, uma resina resistente ao calor, muito utilizada em materiais elétricos.

O Prof. Luiz Chaves, coordenador da coleta seletiva nos prédios da Dom Helder e EMGE observou que, apesar dos esforços da equipe Somos Ecos, muitos materiais recicláveis ainda não estão sendo lançados corretamente nos recipientes existente na casa. Isso mostra que precisamos investir muito no processo de conscientização, observou o professor.

Finalmente, o Prof. José Cláudio observa que a Cantina Dom Sabor vem sendo a grande geradora de resíduos, por isso, deveria implementar procedimentos de conscientização mais convincentes junto aos seus funcionários e clientes.

Publicado em: ECOS