Movimento ECOS efetiva posturas e condutas mais conscientes


Após a fase de cadastramento das equipes das escolas integradas ao Movimento Ecos, inicia-se as fases de constituição e do pré-projeto com as categorias e os temas escolhidos pelas equipes. Em seguida, passam pelas fases de planejamento e desenvolvimento que é justamente quando as ações são implementadas.

Várias escolas escolheram temáticas que buscam minimizar impactos em seu próprio ambiente, bem como nos entornos, multiplicando as propostas sobre conscientização e preservação ambiental às famílias dos estudantes nas comunidades. Época em que o mundo se depara com crises hídricas, energéticas e problemas sobre resíduos, várias escolas passaram a entender a necessidade de iniciarem trabalhos junto às propostas do Movimento Ecos e efetivar novas posturas, condutas e metas mais conscientes. Assim, as equipes do Ecos nas escolas vêm promovendo a sustentabilidade em relação a questões dos resíduos, do uso de água e energia elétrica, bem como da revitalização do espaço escolar.

Em visitas, os professor Elmo Júlio, a estudante do curso de Direito Júlia Reis, outros professores que representam o Movimento ECOS, juntamente com vários estudantes da Faculdade de Ensino Superior Dom Helder Câmara e Emge, apoiadores do Movimento, estão cotidianamente orientando todo o desenvolvimento e planejamento nas escolas integrantes do movimento.

O Colégio Tiradentes (Unidade Contagem) e a Escola Estadual Mendes Pimentel também fazem parte do Movimento ECOS.

Colégio Tiradentes (Unidade Contagem)

É uma das escolas veteranas do movimento ecos. Participante desde 2011, sagrou-se por duas vezes a gincana ambiental. O colégio sob o comando da Polícia Militar de Minas Gerais recebe o apoio de uma equipe pedagógica bem-disposta que se preocupa com a plena formação de seus alunos, inserindo e transversalizando conteúdos e ações para contribuir para uma nova visão sobre a sustentabilidade do planeta.  A direção e orientação da equipe de 2018 estão dando continuidade as atividades desenvolvidas ano passado e trazendo diferencias em oficinas com materiais recicláveis em prol de causas sociais.

Escola Estadual Mendes Pimentel

Localizada no bairro Fernão Dias, é uma assídua participante do Movimento ECOS. A atual orientadora é a professora Érica Natale Lima Diniz Ribeiro Carvalho e a responsável pela direção pedagógica é a professora Maria Gorete Checon Frade. A escola dispõe de um amplo espaço verde, com árvores e jardim ornamentado. Também possui uma área de plantio de hortaliças que servem para o auxílio da merenda escolar. A escola está muito animada, os alunos estão engajados em realmente impactar a realidade ambiental escolar e toda a comunidade, fazendo oficinas, aproveitando sábados letivos e fazendo reuniões periódicas que estimulam a preservação da natureza e reciclagem.

Publicado em: ECOS