Confira detalhes do II Seminário do Movimento ECOS


Foto: Bárbara Teixeira

No último sábado (25) aconteceu o II Seminário do Movimento Ecos que contou com a presença do Reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Paulo Umberto Stumpf, Reitor da EMGE, Franclin Brito, Pró-Reitora de Ensino, Anacélia Santos Rocha, Wladimir Tadeu, Representante da Secretaria de Estado de Educação e Pró-Reitor de Extensão, Francisco Haas. Os mesmos tiveram, cada um, cinco minutos para falarem de assuntos diversos, como educação em Minas Gerais, movimento de conscientização ecológica, o próprio Projeto Ecos, entre outros.

Além destes assuntos, foram abordadas questões do Certificado da Pegada Ambiental e do Mestrado em Direito Ambiental em que o professor José Cláudio Junqueira, coordenador técnico, comentou sobre o consumo de água e redução do consumo de energia, além da redução do consumo de resíduos, temas escolhidos pelas escolas participantes do ECOS 2018.

Também durante o Seminário, o Professor Tiago falou um pouco sobre a proposta de parceria entre o Movimento e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Foi apresentado o projeto para o público presente e explicado como a ideia surgiu, sendo esta vinda de uma conversa com a Secretaria de Estado de Educação. A ideia que ainda está em desenvolvimento é de ampliar as visitas no Museu, de forma a deixar mais explicativa a apresentação do mesmo e incentivar a pesquisa em iniciação cientifica nas escolas.

Por último, antes da grande apresentação da manhã com o palestrante George Rubadel, o coordenador do Projeto Ecos, Francisco Haas, apresentou o cronograma com as datas até o término do projeto deste ano. Confira:

31/08 – Segunda etapa do Dança de Rua em que vão ser escolhidos as cinco melhores danças para a apresentação na grande final.

22/09 – Seleção dos cinco melhores modelos de cada categoria do Concurso Garota e Garoto Ecos para desfilar na grande final.

Setembro e outubro – Certificado da Pegada Ambiental

23/11 – Caminhada Ecológica na parte da manhã chegando na Praça da Assembleia para a grande final.

Por fim, e hora mais esperada do dia, aconteceu a palestra com o mágico, palestrante e especialista em Relacionamento Interpessoal, PNL (Programação Neurolinguística) e Hipnose, George Rubadel. Assuntos como automotivação, investimento, autoestima, autoconfiança, entre outros, tomaram conta da palestra que teve momentos de truque feitos pelo mágico. A palestra foi direcionada para os professores orientadores, diretores, bolsistas e sobretudo alunos dedicados a aprender. Bastante interativa, a palestra prendeu a atenção de todos os presentes.

Bárbara Teixeira