Metas climáticas do acordo de Paris podem ser superadas antes do esperado


Foto: Pixabay

Um novo estudo, pela primeira vez, considerou de forma abrangente a liberação de carbono do permafrost ao estimar os orçamentos de emissão para as metas climáticas. Os resultados mostram que o mundo pode estar mais perto de exceder o orçamento para a meta de longo prazo do acordo climático de Paris do que se pensava anteriormente.

A reportagem foi publicada por International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) e reproduzida por Ecodebate, 18-09-2018. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

Os orçamentos de emissões representam o limite superior das emissões totais de dióxido de carbono (CO2) associadas à permanência abaixo de uma temperatura média global específica. A simplicidade do conceito tornou-o uma ferramenta atraente para os formuladores de políticas usarem nos esforços para permanecer abaixo dos níveis perigosos de aquecimento, embora seja fortemente dependente da suposição de uma relação linear entre o aumento da temperatura global e as emissões cumulativas de CO2devido a fatores humanos. atividade. Em seu estudo, os pesquisadores investigaram como atual orçamentos de emissões são afetados pelo fenômeno de feedback não-linear de CO2 e as emissões de metano causado pelo degelo do permafrost.

Permafrost é solo que foi congelado durante todo o ano por pelo menos dois anos. Devido aos longos períodos em que permanece congelado, o solo armazena grandes quantidades de carbono e outros nutrientes da matéria orgânica e, portanto, representa um grande reservatório de carbono, o que raramente é considerado em projeções de potencial aquecimento global futuro. A camada superior de permafrost (a camada ativa) derrete periodicamente no verão, mas nos últimos anos, a camada ativa de permafrost tem se expandido gradualmente devido ao aumento das temperaturas. Isso significa que mais permafrost está descongelando e, assim, liberando o carbono preso na atmosfera.

“A liberação de carbono do permafrost, de matéria orgânica previamente congelada, é causada pelo aquecimento global e certamente diminuirá o orçamento de CO2 que podemos emitir mantendo-se abaixo de um certo nível de aquecimento global. É também um processo irreversível ao longo de alguns séculos, e pode, portanto, ser considerado um elemento de “inclinação” do sistema carbono-clima da Terra que põe à prova a aproximação linear da estrutura do orçamento de emissões ”, explica Thomas Gasser, um pesquisador do Programa de Gerenciamento e Serviços de Ecossistemas IIASA e principal autor do estudo publicado na Nature Geoscience .

Esta é a primeira vez que tal processo é adequadamente contabilizado nos orçamentos de emissão e, segundo os pesquisadores, isso mostra que o mundo está mais perto de exceder o orçamento para a meta de longo prazo do Acordo de Paris do que se pensava anteriormente.

De maneira preocupante, o estudo também mostra que o efeito pode se tornar ainda mais significativo para trajetórias de superação da meta (overshooting). Overshooting significa ultrapassar primeiro o nível visado e depois voltar ao objetivo. O Acordo de Paris reconhece explicitamente uma trajetória de overshooting, atingindo um pico primeiro em “bem abaixo” de 2°C e depois buscando esforços para voltar a 1,5°C. Durante o período de overshoot, no entanto, o aumento das temperaturaslevará a um maior degelo de carbono no permafrost, que por sua vez levará a um carbono mais liberado que precisará ser removido da atmosfera para que a temperatura globaldiminua.

Overshooting é uma estratégia arriscada e voltar aos níveis mais baixos depois que um overshoot será extremamente difícil. No entanto, como estamos oficialmente em uma trajetória de superação, temos que nos preparar para a possibilidade de nunca mais voltarmos a níveis mais seguros de aquecimento. Os formuladores de políticas devem entender que não há proporcionalidade elementar entre as emissões cumulativas de CO2devido à atividade humana e à temperatura global, como se acreditava anteriormente, e que a superexploração pode ter sérias conseqüências ”, diz Gasser.

Os investigadores esperam que o seu trabalho tenha impacto na comunidade científica, demonstrando que os orçamentos de emissão não são uma ferramenta tão simples como se pensava inicialmente e que também ajudará a informar os decisores políticos na concepção de futuras estratégias de mitigação do clima.

Referência:

Gasser T, Kechiar M, Ciais P, Burke EJ, Kleinen T, Zhu D, Huang Y, Ekici A, Obersteiner M (2018). Path-dependent reductions in CO2 emission budgets caused by permafrost carbon release. Nature Geoscience DOI 10.1038/s41561-018-0227-0 [pure.iiasa.ac.at/id/eprint/15453]

IHU