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Origem

Apresentação

ECOS é um Movimento Socioambiental de defesa do meio ambiente que promove atividades socioeducativas. Mediante Termo de Cooperação com o Poder Público (Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais), o Movimento Ecos atua em parceria com estudantes, docentes e direção de escolas de Ensino Médio da Rede Pública da Região Metropolitana de Minas Gerais

O compromisso fundamental do Movimento Ecos é o de contribuir para a criação de ideias e projetos que promovam a consciência ambiental nos âmbitos comunitário, social e individual. Assim, realidades muito próximas dos integrantes do Movimento como: consumo de água, de energia elétrica, redução de resíduos sólidos, reciclagem, conservação ecológica de parques e praças, dentre outras se tornam objetos de suas ações. Pedagogicamente, o Movimento procura promover consciência ecológica e atitudes pessoais e comunitárias de respeito, valorização e recuperação do meio ambiente.

Com a participação de Escolas da Rede Pública, o Movimento apoia iniciativas de educação socioambiental realizadas pelos próprios estudantes e docentes das Escolas-parceiras e procura envolver também estudantes e docentes universitários além das comunidades ligadas a cada Escola.
A metodologia do Movimento ECOS se inicia com o levantamento de dados, elaboração de planilhas e gráficos e produção de relatórios que possibilitam análises e estudos relacionados à Pegada Ambiental de cada Escola. A partir desse diagnóstico inicial, o Movimento procura ajudar a Escola a elaborar o seu projeto de educação socioambiental, por meio de oficinas de formação dos seus representantes e de acompanhamento in loco para assessorar a execução das ações propostas.

O projeto socioambiental da Escola pode incluir palestras, mostras, oficinas, seminários, apresentações artísticas e musicais, além de vários tipos de ações e estudos relacionados a questões socioambientais.

Estas atividades são escolhidas livremente pelas Escolas com a participação democrática de seus estudantes, docentes e direção, assessorados pelos agentes qualificados e credenciados pelo Movimento.

O ano de atividades se encerra com um evento que reúne todas as Escolas e todos os participantes do Ecos em uma “Caminhada Ecológica”, com apresentações artísticas, culturais e entrega de prêmios. O tema geral desse evento, bem como, data, local e suas manifestações também são definidos com a participação democrática e cidadã de todos os participantes do Movimento e de sua Escola.

Ressalta-se que o Movimento Ecos é politicamente apartidário e não promove culto religioso. Trata-se de uma organização não governamental apoiada pela Escola Superior Dom Helder Câmara, especialmente, pelos seus Programas de Pós-graduação – Doutorado e Mestrado em Direito Ambiental, cuja mantenedora – a Fundação MDC – é sua pessoa jurídica, e pela Escola de Engenharia – EMGE.

Objetivo Geral

O Movimento ECOS tem como objetivo geral promover a sustentabilidade por meio de ações no ambiente escolar para o desenvolvimento de consciência e atitudes ecologicamente corretas, visando à preservação dos recursos naturais e do patrimônio coletivo, em respeito aos direitos fundamentais das presentes e futuras gerações.

Seus objetivos específicos são:

  • promover campanhas de educação ambiental com vistas a sensibilizar os atores envolvidos para a necessidade de reduzir o consumo de água, energia e papel; gestão adequada de resíduos e promoção de alimentação saudável, como boas práticas para a sustentabilidade;
  • inspirar-se em documentos da Agenda 21, Carta da Terra e Política Nacional de Resíduos Sólidos, reconhecendo os valores intrínsecos da Mãe Terra;
  • empreender esforços na formação cidadã a partir da internalização de princípios éticos e morais na relação com a saúde e o meio ambiente sustentável;
  • inserir temas ambientais de forma transversal nas diversas disciplinas escolares;
  • elaborar diagnóstico contemplando os níveis de consumo de água, energia, papel e outros materiais, geração de resíduos, além dos alimentos consumidos nas escolas, etc., identificando os pontos críticos que devem ser modificados;
  • propor, como estratégia pedagógica e motivacional, a discussão de soluções mitigadoras de problemas ambientais decorrentes do desperdício de água, energia e papel, da gestão inadequada de resíduos e de alimentação inadequada, dentre outras;
  • estabelecer estratégias para o monitoramento das atividades do projeto, incluindo a definição prévia de indicadores e seus métodos de verificação e avaliação;
  • incentivar iniciativas que despertem a conscientização sobre os grandes desastres naturais (seca, enchentes, vendavais) e esclarecer as questões de conflitos étnico raciais, que também contribuem para impactos ambientais, a exemplo dos refugiados ambientais;
  • promover debates visando à melhor compreensão sobre CONSUM, sobre mundo das multimarcas e das estratégias de marketing que divulgam produtos , que, muitas das vezes, são caros e de baixa qualidade;
  • prever estratégia de continuidade das ações após o encerramento de projeto, que contemple justificativa, metodologia, infraestrutura e recursos humanos necessários.
  • desenvolver projetos que considerem a sustentabilidade na sua implementação, considerando a máxima: Pensar globalmente e agir localmente;
  • aplicar o método da Pegada Ambiental (PA) para as escolas participantes, com intuito de medir seu desempenho em prol da sustentabilidade.

Estruturação

Coordenação geral

A coordenação do Ecos é responsável pela parte administrativa: logística, reuniões de planejamento e avaliação dos projetos, realização do processo de seleção e avaliação de desempenho dos bolsistas e monitores e pela comunicação realizada pelo portal virtual e site do Movimento Ecos.

 

Pesquisadores

Grupo de Pesquisa Científica de Mestrado e Doutorado, que desenvolve estudos sobre a temática de educação socioambiental. Coordenado por um docente doutor na área ambiental, o grupo auxilia a coordenação do Movimento, participa das reuniões de planejamento, de avaliação do projeto socioambiental e dos bolsistas do Ecos. É responsável pela formação dos bolsistas, docentes e representantes das Escolas e pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas em cada Escola.

 

Bolsistas do ECOS

São os alunos classificados por meio de processo seletivo do vestibular no segundo semestre de cada ano. A bolsa é semestral e pode ser renovada de acordo com a avaliação mensal de desempenho no projeto socioambiental. O bolsista participa de quatro dias de formação por semestre.

 

Bolsistas universitários

O processo seletivo de bolsa é feito de acordo com o Edital publicado no início de cada semestre letivo. Como contrapartida semestral, o aluno atua diretamente nas escolas definidas pelo Ecos. Também participa de quatro dias de formação por semestre e se submete à avaliação mensal de desempenho no projeto socioambiental.

 

Monitores

São os alunos em estágio curricular – selecionados dentre os bolsistas com mais experiência no Movimento Ecos; são responsáveis pelo acompanhamento e execução dos projetos em até dez escolas; monitoram e avaliam o desempenho dos bolsistas de suas respectivas escolas.

 

Docentes-orientadores

São professores da Escola-parceira do Ecos, nomeados pela direção da Escola e são responsáveis pela coordenação do projeto socioambiental na sua escola, juntamente com o estudante líder e vice-líder.

 

Estudantes representantes das escolas

O Representante e o Vice-representante da Escola, que são os líderes do Ecos em sua Escola, devem ser eleitos pelos integrantes do Movimento de cada Escola inscrita no Ecos. São responsáveis pela coordenação das atividades do projeto socioambiental da Escola, juntamente com o professor orientador. Compete a eles a postagem do resultado das tarefas no espaço virtual do Movimento Ecos.

Após a efetivação cadastral da parceria, os representantes eleitos, professor-orientador, líder e vice-líder, passam a ter o direito de participar do planejamento e organização das ações do Movimento, por meio da Reunião Geral e de outras formas de participação.

No intuito de formalizar propostas de comum acordo quanto a demandas e estratégias de ações ambientais, no regulamento do projeto socioambiental de cada ano, são definidas reuniões com os representantes institucionais para deliberar e acordar tais pleitos.

 

Grupo de iniciação científica

Podem também integrar o Movimento ECOS Grupos de Iniciação Científica do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara e dos Cursos de Engenharia da EMGE, liderados por docente com titulação de doutorado. Os temas de iniciação à pesquisa desses grupos devem visar a identificação das melhores práticas para referenciar o conceito de escolas ecologicamente sustentáveis mediante formação socioambiental.

 

Reunião geral

Semestralmente, haverá uma reunião geral, incluindo Coordenação Geral, Pesquisadores, Bolsistas do Ecos, Bolsistas Universitários, Monitores, Docentes Orientadores, Estudantes Representantes das Escolas. A finalidade dessa reunião, além de qualificação em educação socioambiental, será a de planejar, avaliar e decidir questões coletivas da execução do Movimento.

 

Comissão julgadora

A Comissão Julgadora tem como função avaliar os projetos de cada Escola, conforme edital anual e regulamento do ECOS, tendo em vista o “ranqueamento” para a premiação. Será composta por docentes da Escola Superior Dom Helder Câmara e da EMGE, nomeados pela Coordenação Geral. A Comissão Julgadora poderá contar com a colaboração de Técnicos-Administrativos da Dom Helder e da EMGE.