Por dentro do Movimento

Espiritualidade

Para os Núcleos do Ecos de inspiração religiosa, serão propostas atividades relativas à espiritualidade.

Francisco de Assis nos ensinou o caminho da fraternidade universal. Através da meditação, estudos e com a possibilidade de Exercícios Espirituais, o Movimento Ecos promoverá o cultivo de uma espiritualidade ecumênica e holística de comunhão e respeito à natureza.

 

Estudo e Pesquisa

O Movimento Ecos conta também com um Grupo de Estudos e Pesquisa, formado, a princípio, por professores, estudantes do Mestrado em Direito Ambiental e do Direito em Tempo Integral – Graduação, da Escola Superior Dom Helder Câmara. Este Grupo tem como função prioritária embasar o Movimento com reflexões e informações.

Palestra do Movimento Ecos e grupo de professores da instituição.
O Grupo realiza a Pesquisa de Campo junto aos participantes das oficinas, com a finalidade de apontar indicadores dos seus conhecimentos e ações no início das atividades do Movimento, confrontando-as com os mesmos indicadores do início do ano. Essas pesquisas avaliam também as expectativas dos participantes com relação ao Movimento e a realização ou não dessas expectativas no final do ano. O grupo de pesquisa também elaborará relatórios sobre o impacto do Movimento nas Escolas, Comunidades e na sociedade em geral. Ao Grupo de Estudos e Pesquisa caberá também propor seminários, debates e publicações de artigos relativos a temas socioambientais.

Atividades

As atividades do Movimento serão definidas através de reuniões dos Representantes Institucionais, Coordenadores de Núcleos e Coordenação Geral. A seguir, a título de exemplo, algumas das atividades propostas pelo Movimento: