Instituto de Educação recebe equipe ECOS


Na segunda-feira (13), integrantes do Ecos visitaram o Instituto de Educação de Minas Gerais, localizado no bairro Funcionários, com o objetivo de apresentar as propostas do movimento para 2017. Eles foram recebidos pela professora Marília, orientadora do projeto no Instituto pela segunda vez. Em seguida, ministraram palestra para os alunos e professores, que lotaram o auditório. 

“Foi um encontro muito promissor, devido ao grande interesse dos alunos, sobretudo os que estão cursando o 3º ano do ensino médio. Os jovens passaram a entender melhor a estrutura e o edital do Movimento Ecos 2017, além de conhecer mais sobre os processos de vestibular para a Dom Helder Câmara e a EMGE, apoiadoras do movimento”, conta o professor Elmo Júlio de Miranda, que coordenou a equipe do Ecos na ocasião. 

O professor Elmo falou também sobre o papel dos jovens e da educação no processo de transformação de posturas e novas atitudes que podem contribuir para melhorias ambientais. “Discuti alguns problemas que estamos passando atualmente, envolvendo questões como as doenças por vetores que incluem os processos de desmatamento, má utilização da água, desperdício, má alimentação e problemas que se originam devido à falta do conhecimento”, afirma Elmo.

De acordo com o professor, a estratégia do Ecos é levar um pouco mais de conhecimento a esses estudantes e oferecendo assessoria através de suas equipes nas escolas, com iniciativas de projetos por segmentos e orientados, de maneira a contribuir com a comunidade escolar e com a cidadania, repensando os problemas ambientais na esfera global.

“O que se percebe nesses encontros e oficinas do Movimento Ecos é a maturidade adquirida a cada ano, alunos e professores interagem e se preocupam cada vez mais com o meio ambiente”, completa o professor Elmo Júlio.

Publicado em: ECOS