Primeiro Simpósio De Mudanças Climáticas Em Ambientes Urbanos Da Região Sul


Data de início: 10/11/2016 das 16:00:00 às 22:00:00 | Data de término: 11/11/2016 das 17:20:00 às 22:00:00
Evento: 1° Simpósio de Mudanças Climáticas em Ambientes Urbanos da Região Sul
Informações e Inscrições do Simpósio pelo endereço:  http://www.easfdb.com

O 1° Simpósio de Mudanças Climáticas em Ambientes Urbanos da Região Sul irá reunir, nos dias 10 e 11 de novembro de 2016, profissionais de diversas áreas do conhecimento e comunidade para discutir os impactos, as medidas mitigadoras e os processos viáveis que permitam a melhor gestão das cidades frente a esse fenômeno. O evento contará com os temas: Mudanças Climáticas, Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), Saúde Pública, Infraestrutura urbana, Gestão de riscos, Energias renováveis e Tecnologias limpas. O objetivo do Simpósio consiste em promover a discussão científica, a troca de experiências e a conscientização dos cidadãos em torno da temática, de forma a viabilizar a gestão e redução do risco climático nos municípios do Sul do país, de acordo com o definido pelo Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima elaborado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações – MCT&I.

Objetivos –
O objetivo deste Simpósio consiste em promover a discussão científica, a troca de experiências e a conscientização dos cidadãos em torno dos impactos das mudanças climáticas nas cidades, de forma a viabilizar a gestão e redução do risco climático no Sul do país, de acordo com o definido pelo Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima do MCT&I: de "orientar a (…) disseminação do conhecimento científico, técnico e tradicional apoiando (…) a disseminação de informação sobre o risco climático e o desenvolvimento de medidas de capacitação de entes do governo e da sociedade em geral". 

Palestrantes confirmados –
MARTHA MACEDO DE LIMA BARATA – Membro do conselho de coordenação da Urban Climate Change Research Network(Columbia University – USA)/ IOC-FIOCRUZ/ RJ.

CARLOS EDUARDO MORELLI TUCCI – professor universitário do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e FEEVALE / recebeu o prêmio International Hydrology Prize dado pela International Association of Hydrologic Science – IAHS com a UNESCO e OMM das Nações Unidas.

MAURO PASSOS – Diretor Presidente do Instituto Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina. 

Cel. ALEXANDRE LUCAS ALVES – Coord. Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte / Colaborador e palestrante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
   
SOPHIA PICARELLI  Gerente de Projetos do ICLEI SAMS – Governos Locais para a Sustentabilidade.    

LUIZ CARLOS PINTO DA SILVA FILHO – Diretor da Escola de Engenharia (UFRGS); Diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS) e líder dos Grupos de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais) e GRID (Gestão de Riscos em Desastres). 

PATRICK WALESKO FONTES –  Arquiteto e Urbanista; Vice-diretor de Resiliência de Porto Alegre para a organização 100 Cidades Resilientes, promovida pela Fundação Rockefeller.   

CLAUDINÉIA BRAZIL SALDANHA  Meteorologista; Professora e pesquisadora universitária; Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.   

Público Alvo –
Engenheiros, arquitetos e urbanistas, biólogos, meteorologistas, geólogos, gestores públicos, agentes da defesa civil, empresários, agentes comunitários, servidores públicos municipais, estudantes e professores de Cursos de graduação e pós-graduação, ONGs ambientais, dentre outros profissionais e setores da sociedade interessados na busca da construção de cidades sustentáveis e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas. 

Parceiros que apoiam o Simpósio –
UCCRN – Urban Climate Change Research Network está sediada na Universidade de Columbia, EUA, reúne mais de 600 cientistas nos cinco continentes em torno do estudo das mudanças do clima e seus efeitos sobre as cidades. O Núcleo América Latina da UCCRN está sediado na Fundação Oswaldo Cruz, no RJ;  
 
ICLEI SAMS – Governos Locais para a Sustentabilidade – principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável;  
 
AHK – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A AHK atua no fomento às relações econômicas bilaterais entre Brasil e Alemanha e também no desenvolvimento de estudos, ações e projetos que atendam a interesses comuns de empresas e sociedade;  

FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul;  
 
Desafio Porto Alegre Resiliente – Escritório da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS;  

FDB – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – A FDB, realizadora desse Simpósio, pertence à Rede Salesiana de Ensino Superior e, em Porto Alegre, oferece cinco opções de cursos de graduação, dentre eles, o de Engenharia Ambiental e Sanitária. Os Salesianos atuam em 132 países nos cinco continentes promovendo a educação, o espírito solidário e a construção da cidadania. 
Endereço:

R. Mal. José Inácio da Silva 355 – Passo D´Areia – Porto Alegre 
CEP: 90520280 – RS
Fonte: (o)eco