Parceiros


Conheça nossos parceiros:

  • Estudantes do ensino médio 

Todos os estudantes regularmente matriculados no ensino médio podem participar do Movimento Ecos. Para tanto é necessário que sua escola faça adesão ao movimento, por meio do preenchimento de seus dados no portal eletrônico do Ecos e submissão às normas e condições do projeto em execução no ano vigente. Esta adesão é válida para o ciclo dos anos 2019 a 2022, período da vigência do Termo de Cooperação com o Estado (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais). Após a adesão, a direção da escola deve, também, nomear e informar os nomes de um professor orientador e dois estudantes que representarão a instituição diante do movimento. Estes serão os responsáveis pela coordenação de suas atividades no âmbito da escola durante o ano vigente. A adesão da escola ao Movimento Ecos é feita por meio de cadastro eletrônico no endereço http://ecossocioambiental.org.br/.

Os estudantes participam de formas diversas, conforme o ano em que estiverem cursando o Ensino Médio:

  1. Estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio: podem participar das atividades socioeducativas do Movimento, a serem realizadas na sua escola, e também da “Caminhada Ecológica”.
  2. Estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio: participam das atividades, de alguns ranques e premiação do Movimento, conforme edital. O vice-líder do Movimento na escola (que é também o vice representante diante do Movimento), deve ser escolhido dentre estudantes do segundo ano.

Estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio: participam de todas as atividades do Movimento, inclusive, de todas as formas de ranques e premiação. O líder do Movimento na escola (que é também o representante diante do Movimento), também deve ser escolhido dentre estudantes do terceiro ano. Integrantes nesta categoria poderão ser beneficiados com bolsas de estudo para os cursos de Direito da Dom Helder Escola de Direito e de Engenharia Civil e Ciência da Computação da Escola de Engenharia de Minas Gerais – EMGE, conforme edital.

  • Docentes e direção das escolas 

Além do(s) docente(s) nomeado(s) pela Direção para representar e coordenar as atividades do Movimento em sua escola, os demais docentes e integrantes da direção também podem participar do Ecos, apoiando suas atividades na própria escola e da “Caminhada Ecológica”. Integrantes nesta categoria poderão ser beneficiados com bolsa de estudo para os cursos de Mestrado e/ou Doutorado em Direito Ambiental da Dom Helder Escola de Direito, como também, de Cursos de Especialização e MBA´s da EMGE e da Dom Helder. Poderão, ainda, ter a isenção de taxa de inscrição em outros eventos como seminários, congressos, oficinas etc., conforme edital.

  • Comunidades 

A Comunidade do entorno da escola, especialmente os familiares de seus estudantes, também podem participar do Movimento, mediante convite para atividades específicas a se realizarem na escola, em espaços públicos das comunidades, como também da “Caminhada Ecológica”.

  • Egressos do ensino médio, estudantes e docentes universitários 

Estudantes formados no ensino médio podem manter o vínculo com o movimento, participando de suas atividades, apoiando as iniciativas de sua escola de origem, promovendo a divulgação das ações socioambientais do Ecos e participando da “Caminhada Ecológica”. Demais estudantes e docentes universitários também podem participar do movimento promovendo estudos, debates e ações socioambientais no âmbito universitário e apoiando as iniciativas dos estudantes de ensino médio integrantes do Movimento.

  • Apoiadores 

Pessoas físicas e/ou jurídica, empresas privadas, comerciais, industriais, Poder Público, fundações e associações podem apoiar o Movimento Ecos, na condição de parceiros ou mediante ajuda financeira, eventual ou permanente, conforme cada situação específica. Cada escola participante poderá, também, inserir novas parcerias para incrementar as suas atividades buscando maior dinamismo e incentivo ao projeto desenvolvido. As equipes poderão incluir em suas atividades ações que envolvam instituições da sua comunidade. As parcerias institucionais precisam ser expressamente autorizadas pela Coordenação Geral do Movimento.

Todos os integrantes do Movimento devem estar regularmente inscritos e dispostos a participar das atividades socioambientais, conforme sua forma de inscrição descrita acima. Todos os integrantes devem manter-se informados das notícias, estudos e atividades do movimento por meio de correspondência eletrônica e telefônica e da página virtual do mesmo.