Ecos motiva ação entre jovens


Motivados pelas ideias e ações do Movimento Ecos, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira realizaram uma visita monitorada ao Santuário do Caraça, localizado aos Municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, Minas Gerais. A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma Unidade de Conservação de âmbito federal.

De acordo com o site oficial (www.santuariodocaraca.com.br), por iniciativa própria e pelo seu compromisso socioambiental, o Santuário reservou 10.187,89 hectares como área de preservação, com o intuito de impedir possíveis interesses danosos ao seu patrimônio natural, além de contribuir com os benefícios da qualidade de vida do mundo para as gerações presentes e futuras.

Focados nos objetivos principais da visita os jovens puderam relacionar a história de Minas Gerais com a história do Brasil; observar a flora e a fauna presentes no local; compreender a importância da preservação do meio ambiente; conhecer a vegetação nativa da região e as demais riquezas naturais; além de desenvolver o interesse por práticas de Educação Ambienta, como trilhas ecológicas.

Objetivos futuros

O planejamento da visita ao Santuário do Caraça foi realizado pela pedagoga Fúlvia Laiz Fernandes, que pretende dar continuidade ao projeto realizando visitas rotineiras com os demais alunos da escola.

De acordo com Fúlvia, durante o passeio os biólogos e monitores orientam os alunos através de vídeos educativos, aulas expositivas e atividades práticas no Centro de Apoio ao Turista do Santuário do Caraça. “Após as orientações dos monitores, dividimos a turma em grupos que fazem trilhas para observar a flora da região e diversidade biológica do local”, acrescenta a pedagoga. A caminhada é acompanhada também pelos professores que mostram aos jovens as principais riquezas naturais da região, analisando-as e relacionando-as com os estudos na área de biologia, geografia e química.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS