Alemanha registra novo recorde em energia solar


Berlim – Usinas de energia solar alemãs produziram 22 gigawatts de eletricidade por hora, um recorde mundial – e o equivalente a 20 usinas nucleares em capacidade total -, entre o meio-dia de sexta-feira e sábado, disse o chefe de um instituto especializado de energia renovável.

 

O governo alemão decidiu abandonar a energia nuclear depois do desastre nuclear em Fukushima no ano passado, fechando oito usinas imediatamente e planejando fechar as nove restantes até 2022.

 

Elas serão substituídas por fontes renováveis de energia, como a eólica, solar e a de biomassa.

 

Norbert Allnoch, diretor do Instituto da Indústria de Energia Renovável (IWR) em Muenster, disse que os 22 gigawatts de energia solar por hora que alimentaram a rede de eletricidade nacional no sábado atenderam perto de 50 por cento das necessidades de eletricidade do país no horário.

 

"Nunca antes em lugar algum um país produziu tanta eletricidade fotovoltaica", disse Allnoch.

 

"A Alemanha chegou perto da marca de 20 gigawatts (GW) algumas vezes nas últimas semanas. Mas esta foi a primeira vez que a transferimos."

 

A quantia de energia solar recorde mostra que uma das maiores nações industriais do mundo foi capaz de suprir um terço de suas necessidades em eletricidade em um dia útil, sexta-feira, e em quase metade no sábado, quando as fábricas e escritórios fecham.

 

Os subsídios governamentais para renováveis ajudaram a Alemanha a se tornar o líder mundial em energia renovável, e o país obtém cerca de 20 por cento de sua eletricidade anual dessas fontes.

 

A Alemanha tem quase a mesma capacidade de geração de energia solar instalada do resto do mundo combinado e obtém cerca de quatro por cento de sua necessidade anual com energia solar.

 

O país pretende reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 40 por cento, em relação aos níveis de 1990, até 2020.

Fonte: Reuters