Sétimo peixe-boi nascido em cativeiro no Amazonas é batizado de Amã


O Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), na Vila de Balbina, ganhou um novo mascote. É a recém-nascida fêmea de peixe-boi batizada de Amã. O animal é o sétimo da espécie nascido em cativeiro.

O nome do filhote foi sugerido pelo pequeno Juliano Prado, um garoto de nove anos que vive com a família na comunidade ribeirinha Santa Helena do Abacate, localizada no Rio Abacate, afluente da margem esquerda do Rio Uatumã, interior do Amazonas. O menino venceu um concurso realizado para selecionar o nome do filhote, durante a segunda expedição do projeto “Protegendo a vida na Amazônia”, que teve o objetivo de levar informações sobre a preservação da fauna regional, principalmente dos peixes-bois, para cerca de 26 comunidades ribeirinhas, onde vivem mais de oito mil pessoas.
 


A mãe do filhote, chamada Iara tem sete anos e chegou ainda filhote ao Centro, em 2005. De acordo com a médica veterinária do CPPMA, Stella Lazzarini, o futuro do filhote será cercado de cuidados para que possa partir ao seu habitat natural. “O trabalho de conscientização das populações ribeirinhas é fundamental para que possamos fazer a reintegração deste e dos outros peixes-bois sem que eles se tornem vítimas da caça ilegal”, afirmou.

Fonte: Ambiente Brasil