Oficina ensinou formas inovadoras para recuperação do Cerrado


Entre 24 e 26 de maio, o Programa Cerrado-Pantanal do WWF-Brasil promoveu uma oficina sobre restauração de florestas no campus de Januária (MG) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Participaram quase 30 estudantes e educadores locais e de municípios vizinhos, como São Francisco, Itacarambi e Bonito de Minas, todos no Mosaico de Unidades de Conservação Sertão Veredas-Peruaçu.

A atividade foi distribuída em teoria, onde foram repassadas informações sobre a história e as diversas técnicas de restauração florestal, e prática, onde foram experimentados modelos para revitalização de áreas desmatadas, como plantios adensado e convencional de mudas nativas, cultivo de agroflorestas com mandioca e plantio mecanizado de muvuca (mistura de sementes nativas com areia, terra ou adubo), o que barateia e simplifica a recomposição de áreas degradadas.

 

Os cultivos foram feitos às margens de um córrego seco, cuja restauração será acompanhada pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Minas d´Água do IFNMG. Cada participante da oficina recebeu um livro sobre a técnica da muvuca e 90 quilos de sementes que serão usados em experiências comunitárias ou projetos institucionais.
 


Recuperar a vegetação nativa é sempre importante. Toda floresta presta "serviços ambientais" gratuitos e de grande valor, como recarregar aqüíferos subterrâneos, nascentes, córregos e rios, regular o clima, oferecer sementes, madeira, fibras e outros materiais com importância socioeconômica, servem de corredores para animais, e ainda mantêm e recuperam a fertilidade do solo.

 

Também participaram da atividade o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, o Instituto Chico Mendes, a Cáritas Januária, a Associação dos Agentes Ambientais do Vale do Peruaçu, a Associação Comunitária de Areião, a Escola Família Agrícola de São Francisco e o Instituto Biotrópicos.

Fonte: WWF-Brasil