Milhares de bombeiros combatem incêndios nos EUA


Ao menos 4.500 bombeiros combatiam nesta terça-feira (12) os 19 incêndios florestais que atingem o oeste dos Estados Unidos, enquanto as autoridades comunicavam uma morte e milhares de hectares de matas destruídos.

 

Segundo o departamento de Segurança Interna, os bombeiros foram enviados pelas autoridades federais à zona atingida, e trabalham em "estreita" colaboração com os serviços de emergência dos nove estados afetados, entre eles Califórnia, Arizona, Utah, Wyoming, Colorado e Novo México.

 

No Colorado, que vive seu pior incêndio em uma década, mais de 500 bombeiros lutavam contra as chamas nesta terça-feira, e o contingente deve chegar a 800 homens na quarta, segundo as autoridades.

 

O incêndio no Colorado teve início na manhã de sábado, na região de Fort Collins, a cerca de 100 km de Denver, e já destruiu mais de 17 mil hectares de matas, avivado por altas temperaturas e fortes ventos. Uma mulher de 62 anos foi encontrada morta em meio às cinzas de sua casa.

 

Bill Hahnanberg, comandante federal dos bombeiros, disse nesta terça-feira que tem esperança de poder controlar ao menos 10% dos focos "se as condições climáticas permitirem".

 

Ao menos 100 carros de bombeiros chegarão nesta quarta-feira à zona afetada, assim como 14 helicópteros -incluindo três Blackhawks da Guarda Nacional, cinco Single Engine Air Tankers (SEAT) e outros aparelhos especializados.

 

No Novo México, outro incêndio, o maior da história do estado, já destruiu 14 mil hectares de matas nas zonas montanhosas.

Fonte: AFP