Luta pelo desmatamento zero – campanha recolhe assinaturas


A campanha pelo desmatamento zero aportou no Rio de Janeiro, tanto no Rainbow Warrior quanto na Cúpula dos Povos, e tem conquistado a população. Neste fim de semana, mais de dez mil assinaturas foram recolhidas em uma grande mobilização.

No navio, 5 mil pessoas assinaram a petição que está nas ruas desde março deste ano. Já na Cúpula dos Povos, onde o Greenpeace montou a Tenda Tom Jobim, o movimento foi significativo: na sexta-feira, no sábado e no domingo, 5.130 eleitores aderiram ao projeto que objetiva acabar com o desmate no Brasil.

A expectativa é de que até o fim do próximo ano 1,4 milhão de eleitores assinem a proposta, similar à Ficha Limpa. A ideia é levar esse abaixo-assinado ao Congresso Nacional para que seja votada uma lei de iniciativa popular.

“Embora o futuro das florestas esteja sendo menosprezado na reunião oficial do Rio Centro, a adesão das pessoas tem sido enorme,” disse a coordenadora da campanha do desmatamento zero do Greenpeace, Tatiana de Carvalho. Até o momento, mais de 341 mil brasileiros deram seu suporte.

Na Aterro do Flamengo, espaço onde os movimentos sociais e ONGs estão se organizando para propor uma agenda alternativa à Rio+20, com discussões que almejam construir um mundo mais verde e limpo, as pessoas foram à tenda do Greenpeace para se informar sobre suas atividades e ações, assim como tiveram a oportunidade de ver uma exposição de fotos que resume os 20 anos da ONG no país.
 


Outro atrativo no local é o fato de a energia que está sendo distribuída na tenda ser proveniente de placas fotovoltaicas que captam os raios solares. Uma cozinha solar prepara alguns quitutes para quem passa por lá.

“A geração solar no nosso espaço é um demonstrativo de que é possível para o Brasil aproveitar esse potencial energético abundante. Este foi um dos fatores que mais atraiu a curiosidade dos visitantes”, afirma o coordenador da campanha de Clima e Energia da organização, Iran Magno.

Fonte: Greenpeace Brasil