Shopping de Campinas alcança economia de energia de 14%


O Shopping Iguatemi Campinas reduziu em 14% o consumo de energia a partir da implementação de recursos para a automatização fornecidos pela Johnson Controls, multinacional especializada em eficiência energética para os segmentos automotivo e predial.

Em parceria com a RecomService (do setor de refrigeração) na execução do projeto, a Johnson Controls automatizou um dos “órgãos vitais” para a operação de um shopping, a Central de Água Gelada (CAG). Composta basicamente por resfriadores de água, ou chillers, a CAG, em termos operacionais, costuma representar para um shopping o maior custo com manutenção, como também gastos com energia elétrica.

Foi implantado o software Metasys V, que tem como função tornar os prédios mais inteligentes por meio de controle integrado dos sistemas de conforto, iluminação e segurança. No caso da CAG, o Metasys V é programado para que o acionamento, funcionamento e desligamento de equipamentos e do sistema de ar-condicionado sejam feitos de forma adequada. Além do Metasys, a Johnson Controls instalou o chiller York YK de 1000 Tr com tecnologia de velocidade variável no compressor centrífugo.

Redução de 14% no consumo de energia

De acordo com Luciano da Silva Ramos, gerente técnico de operações do Grupo Iguatemi, o sistema de automação trouxe inúmeros benefícios. “Além da instalação convencional de periféricos e softwares, a equipe de instalação e integração teve o cuidado de desenvolver uma lógica de controle dos sistemas de ar condicionado e iluminação de forma a obtermos a melhor performance desses equipamentos, passamos a monitorar performance energética e térmica dos chillers e a monitorar tendências climáticas por meio de uma estação meteorológica integrada ao BMS (Building Management System – Sistema de Gerenciamento Predial)".

Para atingir um nível elevado de otimização, foram necessárias a implementação de rotinas, tais como: setpoint de saída de água gelada automático; vazão variável no sistema de água gelada; controle de temperatura de água de condensação através do sistema de seis torres equipadas com variadores de frequência; sistema de iluminação com acionamento por nível de iluminação e por ordem de importância e necessidade do local a ser iluminado.

Os resultados foram sentidos logo nos primeiros meses, com uma média de 14% de economia de energia. Tal economia significa que o prazo de retorno do investimento, conhecido também como “pay back”, se dará em menos de dois anos.

O Grupo Iguatemi informou que, nos últimos dez anos, tem implementado soluções para aumentar a economia de água, reduzir o consumo de energia e incrementar a reciclagem de resíduos em todos os empreendimentos. A unidade Campinas é uma das mais evoluídas dentro do grupo e o objetivo é se tornar o primeiro shopping do Brasil a obter certificados de sustentabilidade.

Medidas sustentáveis do Iguatemi Campinas

•Gestão de resíduos;
•Instalação de sensores e automação do sistema de ar-condicionado;
•Eficiência energética aplicada ao sistema de bombeamento de água gelada;
•Utilização de chillers com frequência variável, o que aumenta a eficiência dos mesmos em baixas cargas;
•Controle do consumo de água potável e da geração de esgotos, por meio de torneiras econômicas com sensores, vasos eficientes, aferição de hidrômetros e “caça-vazamentos”;
•Reaproveitamento de água de chuva;
•Resfriamento automático de parte do telhado com água do sistema de reaproveitamento de água instalado no shopping;
•Redução das emissões de carbono e resíduos;
•Instalação de escadas rolantes com velocidade variável, ou seja, a velocidade diminui automaticamente quando não há utilização da mesma e aumenta na presença de pessoas.

Entre os projetos em andamento destacam-se o que diz respeito ao aumento da eficiência energética com a construção de espaços que aproveitam a luz natural, uso de vidros insulados refletivos que reduzem a necessidade de ar-condicionado e a utilização de lâmpadas de alta eficiência e reatores eletrônicos.

Fonte: Eco Desenvolvimento