Insetos ajudam a acelerar evolução de plantas


Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Toronto Mississauga (UTM), do Canadá, aponta que os insetos colaboram para acelerar o processo de evolução das plantas.

A investigação científica, que foi divulgada na revista “Science”, diz que esta interação obriga os vegetais a se adaptarem rapidamente ao ambiente onde vivem – em questão de poucos anos.

Para obter mais detalhes sobre a evolução, pesquisadores canadenses, em parceria com cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Finlândia, utilizaram a prímula durante os procedimentos. A espécie foi escolhida por ser um vegetal que se autofertiliza, ou seja, não depende da polinização de outro exemplar.

Eles dividiram um grupo de prímulas em dois. Um foi mantido livre da presença de insetos e recebendo aplicações de inseticidas a cada 15 dias e outro foi colocado em um ambiente natural, com a presença de insetos. O crescimento das plantas foi observado durante cinco anos, sendo que a cada ano era feita a análise do genótipo dos vegetais.

Defesa natural contra insetos

 

Segundo o estudo, a evolução, que é mudança nas informações hereditárias ao longo do tempo, foi observada em todas as plantas após o aparecimento de uma geração. Porém, modificações significativas em indivíduos foram detectadas a partir do nascimento da 3ª e 4ª gerações.

Deste grupo, plantas que não foram tratadas com inseticida e ficaram expostas aos insetos desenvolveram uma defesa natural, graças a alterações bioquímicas e genéticas, que permitiu a proteção desses vegetais de futuros ataques de insetos.

Com isso, os vegetais se tornaram intragáveis para traças e pulgões, ambos utilizados nos testes científicos.

Fonte: Ambiente Brasil