Brasileira fica entre vencedoras de prêmio sobre mudanças climáticas


A brasileira Márcia Barbosa, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é uma das cinco vencedoras do prêmio L´oreal-Unesco 2013. O prêmio Mulheres na Ciência comemora a 15ª edição, contemplando pesquisadoras da área da Física que tenham sido originais ao contribuir para a compreensão das mudanças climáticas.

Márcia Barbosa foi premiada por descobrir uma anomalia da água. "A gente descobriu, através de simulações, uma anomalia em que as moléculas de água, em baixas temperaturas, começam a andar mais rápido. Como se você estivesse em um trânsito terrível e de repente, o seu carro começasse a andar mais rápido e conseguisse passar mais rápido pelos outros carros. A água faz exatamente isso. Aumenta o número de moléculas, ela anda mais rápido. É a anomalia na difusão da água", explicou.

Segundo a L´oreal-Unesco, com a descoberta da pesquisadora será possível entender, por exemplo, como ocorrem os terremotos ou como tratar doenças causadas quando as proteínas dobram de maneira errada.

As outras quatro pesquisadoras premiadas são: a japonesa Reiko Kuroda, a nigeriana Nneka Okeke, a americana Deborah Jin e a britânica Pratibha Gai. As cinco premiadas receberão 100.000 dólares em uma cerimônia no próximo dia 28 de março de 2013, em Paris. A brasileira afirma que com o dinheiro, irá investir na promoção e no incentivo de meninas e jovens, para que mais mulheres sigam carreira na área da Física.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, apontou as premiadas ofereceram "ao mundo uma melhor compreensão sobre como a natureza trabalha". Ela também destacou que as descobertas "abrem fronteiras na ciência e na tecnologia e que o trabalho e dedicação das premiadas serve de inspiração para todos".

Fonte: Eco Desenvolvimento