Pássaro cria ‘ferramentas’ para pegar comida, dizem cientistas


Cientistas identificaram uma cacatua (pássaro “primo” dos papagaios) que usa gravetos de madeira como “ferramentas” para alcançar comida. Trata-se do primeiro animal próximo aos papagaios – ambos pertencem à ordem dos psitacídeos – capaz de usar instrumentos, informaram os pesquisadores ao jornal britânico “Daily Mail”.

Chamado de Figaro, o pássaro pode não ser o único com esta habilidade, informa o cientista Alex Kacelnik, da Universidade Oxford, em entrevista ao “Daily Mail”. “Pode haver outras espécies de psitacídeos que são tão inteligentes, mas ainda não foram submetidas a testes”, disse.

O comportamento de Figaro foi descrito em um estudo publicado no periódico “Current Biology”.

Talento – O “talento” do pássaro foi descoberto quando ele estava sendo observado na Universidade de Viena, na Áustria. “Durante a observação diária para uma pesquisa, Figaro brincava com uma pequena pedra. Ele a deixou cair em um local longe de sua gaiola, e quando não conseguiu alcançá-la com as garras e o bico, usou um graveto para ‘pescar’ seu brinquedo”, disse a cientista Alice Auersperg, da Universidade de Viena, para o jornal britânico.

Para descobrir se Figaro usaria um galho para buscar mais comida, os cientistas deixaram um semente onde a pedra havia caído originalmente e filmaram o animal. “Para nossa surpresa, ele não usou o mesmo graveto, mas começou a morder um pedaço de madeira maior de sua gaiola. Ele arrancou um pedaço maior e o deixou com formato melhor para para pegar a comida”, afirmou Alice.

Segundo os cientistas, o pássaro quebrou galhos de madeira, arrancou pedaços e fez gravetos de tamanho apropriado para conseguir pegar alimentos várias vezes. “Sabíamos que estes animais eram inteligentes, mas fomos surpreendidos pela sua capacidade de produzir uma ferramenta”, disse Kacelnik.

Fonte: Ambiente Brasil