Flor cadáver do Inhotim dobra de tamanho e continua a abrir


A Amorphophallus titanum do Inhotim, popularmente conhecida como Flor Cadáver, que floresceu no último dia 14 de dezembro, praticamente dobrou de tamanho e nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, chegou a 1m30cm de altura – o tamanho máximo registrado é de 3m.

Embora não tenha terminado de abrir, a flor já exala seu característico odor de carne putrefata. O material está florescendo dentro da estufa equatorial do Instituto, local com condições de temperatura e umidade controladas, que permite o cultivo de espécies tropicais. Ao final do processo de floração, a flor deve durar três dias aberta.

A espécie Amorphophallus titanum foi descrita originalmente por Odoardo Beccari, em 1878, botânico do Jardim Botânico de Florença, que a encontrou na Ilha de Sumatra, Indonésia. Dez anos depois, a espécie floresceu no Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, maravilhando o ocidente com sua inflorescência peculiar. O material que se encontra florescendo no Inhotim, foi obtido a partir de sementes enviadas pelo jardim botânico Marie Selby, na Flórida.

Em dezembro de 2010, esta mesma planta floresceu no Instituto, e durou três dias aberta. Apenas dois anos depois, o material volta a florescer no Inhotim. “Foi uma grande surpresa nascer uma flor outra vez, em tão pouco tempo”, comemorou Letícia Aguiar, Gerente de Jardim Botânico e Meio Ambiente do instituto. A flor é produzida entre 4 e 10 anos, depois da primeira floração, que acontece 10 ou 12 anos após a germinação da semente.

Fonte: Ambiente Brasil