Cinzas vulcânicas cobrem povoados do noroeste da Nicarágua


Uma leve camada de cinzas cobria nesta quinta-feira vários povoados de Chinandega, no noroeste da Nicarágua, devido à erupção do vulcão San Cristóbal, informaram fontes oficiais, acrescentando que 1.500 camponeses se recusam a sair da região.

 

A expulsão de gases e cinzas "continua abundante" em direção às cidades e comunidades do oeste e sudoeste do vulcão – situado 135 km a noroeste de Manágua -, informou a diretora do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), Martha Ruiz, em entrevista coletiva.

 

A funcionária destacou que "é pouco provável que ocorram grandes explosões", mas recomendou a manutenção do desvio da rotas aéreas devido à pouca visibilidade e a adoção de medidas profiláticas.

 

As autoridades mantinham nesta quinta-feira o alerta amarelo em torno do San Cristóbal, pedindo à população que abandone as aldeias situadas na base do vulcão.

 

Agentes da Defesa Civil percorreram a área alertando a população para o risco, especialmente decorrente da inalação dos gases emitidos pelo vulcão.

Fonte: AFP