Fenômeno El Niño não é afetado por mudanças climáticas


A corrente quente cíclica do Pacífico, El Niño, que influencia o clima em todo o planeta, não parece ter sido afetada pelas mudanças climáticas no século XX, segundo uma análise de fósseis de corais de 7 mil anos divulgada esta semana.

 

Cientistas questionavam se a frequência e amplitude do El Niño teriam sido afetadas pelo aquecimento global ou outros fatores.

 

Os autores do estudo, publicado na revista americana "Science" desta sexta-feira, não observaram um impacto significativo ao analisarem o crescimento mensal de esqueletos de corais em 70 séculos em duas ilhas tropicais do Pacífico onde os efeitos do El Niño são mais intensos.

 

A técnica permitiu reconstituir a evolução das temperaturas e as precipitações ao longo do mesmo período.

 

Os pesquisadores indicaram, ainda, que os resultados das análises desmentem certos modelos segundo os quais o El Niño reage às variações da radiação solar.

 

Com base nestes novos dados, mediram a intensidade do El Niño e constataram um crescimento leve no século XX, estatisticamente significativo, que poderia estar ligado à mudança climática induzida pela atividade humana, explicaram.

 

Mas os dados proporcionados pela análise de esqueletos de coral mostram uma intensidade ainda maior do El Niño há 400 anos, embora de duração mais curta.

 

"O nível de variação do El Niño observado no século XX tem precedentes", assinalou Kim Cobb, professora adjunta de ciências atmosféricas da Terra no Instituto de Tecnologia da Georgia (sudeste dos Estados Unidos), principal autora do estudo.

Fonte: AFP