Onda de frio deixa 80 mortos em Bangladesh


Uma onda de frio que fez as temperaturas caírem nesta quinta-feira ao nível mais baixo da história pós-independência de Bangladesh já matou cerca de 80 pessoas, informaram autoridades.

 

O escritório do tempo afirmou que a menor temperatura, de três graus celsius, foi registrada na cidade de Syedpur, no norte do país, e o Crescente Vermelho disse que os hospitais estavam lotados com pacientes sofrendo de doenças respiratórias.

 

Shah Alam, vice-chefe do escritório do tempo, disse que a última vez que a temperatura caiu abaixo de três graus celsius foi em fevereiro de 1968, quando Bangladesh ainda fazia parte do Paquistão.

 

"A temperatura é a mais baixa da história de Bangladesh", disse à AFP.

 

A Sociedade do Crescente Vermelho informou que as áreas rurais pobres foram as mais atingidas, já que muitas pessoas não podiam comprar roupas quentes ou ter aquecimento em suas casas.

 

"Eles não estão preparados para este tempo tão extremo. Muitos não podem nem mesmo ir ao trabalho", informou o secretário-geral do Crescente Vermelho, Abu Bakar.

 

"De acordo com os relatórios de nossos escritórios distritais e administrações locais, cerca de 80 pessoas morreram devido a doenças relacionadas ao frio, como problemas respiratórios, pneumonia e tosse", disse Bakar.

 

Bangladesh, que é um país tropical, normalmente vê as temperaturas caírem para cerca de 10 graus celsius nesta época do ano.

 

O escritório do tempo disse que as temperaturas devem subir no sábado.

Fonte: AFP