Estado Socioambiental: Dissertação pode ser publicada


Redação DomTotal

Unir o tripé social, ambiental e econômico é o primeiro desafio para a construção do Estado Socioambiental. A observação é do aluno Franclim Jorge Sobral de Brito, que defendeu, nesta quarta-feira (6), na Escola Superior Dom Helder Câmara, dissertação de mestrado com o tema ‘A Questão da Cidadania na Construção do Estado Socioambiental: uma análise dos direitos humanos em face da contribuição de Hannah Arendt’. “É a possibilidade de se pensar uma nova utopia dos direitos humanos no século XXI”, ressaltou o mestrando, que teve o trabalho aprovado com nota 98, além de recomendação de publicação.

Para construção do trabalho, Franclim explica que partiu de três metáforas: homem, caminho e o espaço público. “O homem entendido como construção dos direitos humanos, o caminho entendido como a cidadania, ou seja, lugar de abrigo do homem nesses direitos humanos. A partir daí propusemos uma desconstrução, por encontrar uma assimetria entre essas duas realidades e, no terceiro momento, a reconstrução disso a partir de espaço público refundado numa perspectiva de um Estado Socioambiental. Ou seja, essa metáfora inicial homem, caminho e espaço público é ressignificada por social, econômico e ambiental”, disse.

Franclim conta que a principal dificuldade para realizar o trabalho foi o número reduzido de publicações sobre Estado Socioambiental, justamente por se tratar de um tema novo. “No Brasil, por exemplo, poucos ainda têm tratado dessa questão. Ainda não se tem muito teorizado do que se trata. E essa é a contribuição da nossa pesquisa”, ressaltou.

A pesquisa teve orientação do professor Bruno Torquato de Oliveira Naves. Ele e os professores Bruno Wanderley Júnior e João Batista Moreira Pinto participaram da banca, que teve duração de duas horas e meia, aproximadamente.

“É um dos trabalhos mais profundos sobre um tema novo, que é o Estado Socioambiental. Tenho certeza que é um marco inicial de um trabalho que a Dom Helder, que é faculdade de vanguarda, está iniciando e que vai contribuir para a melhoria da proteção do meio ambiente e do cidadão no Brasil. Temos pouquíssimas publicações sobre este assunto e o trabalho dele está entre os melhores e vai contribuir muito para o tema”, disse Bruno Wanderley.

Mestrandos, professores, estudantes e diretores da Dom Helder Câmara acompanharam atentamente a apresentação, que também foi transmitida ao vivo pela TV DomTotal.

A Escola Superior Dom Helder Câmara possui Mestrado em Direito com Área de Concentração em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, contando com 02 (duas) linhas de pesquisa: “Direito, Sustentabilidade e Direitos Humanos” e “Direito, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável”. Em 2012, lançou também o Doutorado, ‘Área de Concentração: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável’.

Fonte: Redação DomTotal