Cerca de 20% dos répteis do mundo estão em perigo


Aproximadamente um quinto dos répteis do planeta está ameaçado de extinção, alerta uma nova análise publicada no periódico Biological Conservation.

A análise, realizada por especialistas da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) e da Comissão de Sobrevivência das Espécies da IUCN (SSC), é baseada no risco de extinção de 1,5 mil répteis selecionados aleatoriamente. Os pesquisadores concluíram que 19% dos répteis estão ameaçados de extinção de acordo com critérios sob a Lista Vermelha da IUCN de Espécies Ameaçadas. Dessas 19%, uma em oito está classificada como Em Perigo Crítico, o maior nível de risco sob o sistema da Lista Vermelha, 41% estão listadas como Em Perigo e 47% estão Vulneráveis.

O estudo alerta que répteis podem enfrentar riscos crescentes devido às mudanças climáticas, que exacerba a vulnerabilidade devido à destruição de habitat, à captura excessiva para o comércio de vida selvagem, e à introdução de espécies invasivas.

“Os répteis são frequentemente associados com habitats extremos e condições ambientais difíceis, então é fácil supor que eles ficarão bem em nosso mundo em mutação”, disse a principal autora, Monika Böhm, em uma declaração. “No entanto, muitas espécies são altamente especializadas em termos de uso de habitat e das condições climáticas que exigem para o dia a dia. Isso as torna particularmente sensíveis a mudanças ambientais.”

O esforço, que inclui a avaliação cuidadosa de tendências das populações, habitats e riscos para cada espécie, visa determinar quais espécies deveriam ter prioridade de conservação.
 


“As lacunas no conhecimento e deficiências em ações efetivas de conservação precisam ser resolvidas para garantir que os répteis continuem a prosperar no mundo”, afirmou o coautor Bem Collen, diretor da Unidade de Indicadores e Análise da ZSL.

“Essas descobertas fornecem um atalho para permitir que importantes decisões de conservação sejam feitas o mais rapidamente possível e coloquem os répteis no mapa da conservação.”

“Esse é um passo muito importante para analisar o estado de conservação dos répteis globalmente”, acrescentou Philip Bowles, coordenador da Lista Vermelha de Cobras e Lagartos da Comissão de Sobrevivência das Espécies. “As descobertas soam um alarme sobre o estado dessas espécies e as crescentes ameaças que elas enfrentam globalmente. Combater as ameaças identificadas, que incluem a perda de habitat, é uma prioridade de conservação a fim de evitar o declínio desses répteis.”

Os répteis são um grupo em grande parte de animais de sangue frio que inclui cobras, lagartos, anfisbenas ou “cobras-cegas”, crocodilos, tartarugas e cágados, e tuataras. Eles são encontrados em todos os continentes, exceto a Antártica.

Fonte: Instituto Carbono Brasil