Manifestantes exigem medidas contra aquecimento global


Dezenas de milhares de manifestantes se reuniram neste domingo, em Washington, para exigir do presidente americano, Barack Obama, medidas concretas de luta contra o aquecimento global.

 

Os participantes, que exibiam cartazes com a frase "Qual será seu legado climático?", formaram uma corrente humana entre a Esplanada Nacional e a Casa Branca, em protesto contra o projeto do oleoduto Keystone XL, que trará petróleo do Canadá até o Texas a um custo de 7 bilhões de dólares.

 

"Queremos desafiar o presidente Obama a ser um protagonista, em vez de uma marionete das grandes empresas de petróleo", disse a atriz canadense Evangelina Lilly, protagonista da série de TV ´Lost´.

 

"Só o presidente tem o poder de liderar um esforço, com a urgência de que necessitamos, para eliminar, gradualmente, os combustíveis fósseis, e levar o país e o mundo a uma revolução de energia limpa", publicou um dos grupos organizadores em sua página na internet.

 

Os participantes da ação, organizada por grupos ambientalistas locais e nacionais em uma frente batizada de Adiante contra as Mudanças Climáticas, exigiram que a estatal Agência de Proteção Ambiental crie padrões de emissão de carbono para as usinas de energia.

 

Segundo os organizadores, esta foi a maior mobilização climática da história dos Estados Unidos, e incluiu manifestantes de 28 estados.

 

Entre os presentes, estava a estrela de 14 anos da série "Modern Family" Nolan Gould. "Tenho muita esperança de que as coisas irão mudar para as crianças, e começaremos percebendo que temos que dar novos passos para salvar este mundo, porque é tudo o que temos", disse.

 

Van Jones, ex-consultor de Obama para assuntos ambientais, foi taxativo em seu pedido de mudança: "Presidente Obama, todas as coisas boas que fez serão varridas por inundações, incêndios e supertempestades se não agir agora", disse para a multidão.

 

Alec Baldwin, Susan Sarandon, Morgan Freeman, Robert Kennedy Junior e Yoko Ono são algumas das celebridades que assinaram uma petição apoiando os manifestantes.

 

Antes de se tornar presidente, em 2009, Obama apresentou uma série de medidas ambiciosas para reduzir as emissões de gás carbônico nos Estados Unidos – segundo país mais poluidor, atrás da China -, mas o projeto foi bloqueado pelos republicanos.

Fonte: AFP