Câmeras são instaladas em ninhos de papagaios-de-cara-roxa


Desde 2012, durante o período de reprodução do papagaio-de-cara-roxa, de setembro a março, a equipe do projeto de conservação da espécie mantido pela SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) acompanha 24h por dia por meio de câmeras o que ocorre dentro e fora de um ninho artificial de madeira.

Câmeras similares às de seguranças são discretamente posicionadas interna e externamente, de modo a não perturbar o casal de aves nem os filhotes, mas registrar os cuidados dos pais e todas as fases de desenvolvimento – do ovo à tão esperada saída do ninho.
 


As imagens gravadas em um HD de computador e posteriormente assistidas pela equipe revelam aspectos curiosos e até emocionantes da vida dos papagaios, como a maturação dos ovos, o nascimento dos filhotes e a interação entre pais e filhos.

Além de curiosas, as informações trarão aos pesquisadores ainda mais dados sobre o comportamento da espécie. Essa nova ação do projeto conta com apoio da Fundação Loroparque – que apoia projetos de conservação de papagaios no mundo inteiro – e da ONG Brasileira Funbio – Programa TFCA (Fundo Brasileiro para Biodiversidade), que incentiva projetos de conservação no Brasil.

Fonte: SPVS