Comércio internacional de ursos polares permanecerá legal


Os países membros da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas (CITES) se negaram nesta quinta-feira a proibir o comércio mundial de ursos polares.

 

Apesar de todos os participantes terem reconhecido que o urso branco é vítima do aquecimento global, também aconteceu um intenso debate sobre a ameaça adicional que, para muitos, representa o comércio da pele, ossos e dentes do animal.

 

O maior carnívoro terrestre está inscrito no Anexo II da CITES, o que significa uma regulamentação rígida do comércio internacional, mas sem proibição.

 

Estados Unidos, que compartilham com Canadá, Rússia, Groenlândia e Noruega uma população de 20.000 a 25.000 exemplares, desejavam a inscrição no Anexo I, o que significaria uma proibição do comércio.

 

Mas a proposta, que precisava da maioria de dois terços para aprovação, foi rejeitada com 42 votos contrários, 38 favoráveis e 46 abstenções, entre os 126 países participantes na votação.

 

"O urso polar enfrenta um futuro sinistro e o dia de hoje trouxe mais uma notícia ruim", lamentou Dan Ashe, diretor do serviço americano de pesca e vida selvagem. A espécie pode sofrer uma perda de dois terços da população até 2050.

 

Segundo analistas citados pelos representantes dos Estados Unidos, quase metade dos 800 ursos brancos mortos a cada ano alimentam o mercado internacional.

Fonte: AFP