Contêineres viram estufas que promovem produção de alimentos


A onda de utilizar contêineres na construção parece não ter limites. Casas, bares, escritórios e lojas comprovam a versatilidade dos equipamentos criados, originalmente, para armazenar e transportar cargas. Mas não para por aí. A novidade da vez são as estufas.

Criação do artista e designer Damien Chivialle, o projeto das estufas feitas a partir de contêineres marítimos foi chamado de Urban Farm Units (unidades de fazendas urbanas), e são utilizadas para plantar vegetais, frutas e ervas para moradores da região onde estão situadas.

Segundo Chivialle a intenção é promover a produção de alimentos saudáveis em âmbito local, no intuito de reduzir as distâncias que os alimentos muitas vezes têm de percorrer para alcançar nossos pratos.

As estufas podem ser deslocadas com facilidade possibilitando a formação de um espaço público compartilhado de interação entre os indivíduos. Além disso, elas possuem uma estrutura perfeita para maximizar a entrada de luz solar.

Para as plantas se desenvolverem as estufas contam com recipientes de dois metros cúbicos de água em que as bactérias transformam resíduos de peixe em minerais para agir como um fertilizante natural para as plantas.

Atualmente as unidades foram instaladas em Zurique (Suíça), Bruxelas (Bélgica) e Berlim (Alemanha), e um blog on-line ajuda os agricultores urbanos a trocar conhecimentos, na intenção de que um aprenda com o outro.

Fonte: Eco Desenvolvimento