Movido a ar: cientistas criam combustível a partir do CO2


Esgoto, lixo e até mesmo a água já viraram matéria-prima para suprir um dos grandes problemas ambientais atuais: a forte dependência do petróleo para obtenção de combustível. Agora, cientistas da Universidade da Geórgia anunciaram que estão próximos de uma nova alternativa que, de quebra, vai solucionar outro grande questão: obter biocombustível a partir do CO2 presente na atmosfera.

A tecnologia ainda é incipiente, mas o estudo publicado pelos pesquisadores na última semana de março no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) comprova que a façanha é possível. Caso se torne realidade, a tecnologia ajudaria a combater duplamente o aquecimento global, utilizando apenas o dióxido de carbono já lançado na atmosfera para mover o mundo energético terrestre.

“O que fizemos foi trabalhar um micro-organismo que faz com o dióxido de carbono exatamente o que as plantas fazem: absorver e gerar algo útil”, explica o coautor do estudo Michael Adams.

Produção

Todo o processo ocorre graças à bactéria Pyrococcus furiosus, um micro-organismo que se desenvolve com o dióxido de carbono presente em águas oceânicas super aquecidas, próximas a áreas geotermais.

O que os pesquisadores fizeram foi manipular o genoma da bactéria para que ela se alimente do CO2 em temperaturas bem mais baixas, tornando fácil a manipulação da mesma. Assim, basta adicionar um pouquinho de hidrogênio no processo e voilá: a reação química gera um biocombustível que liberta a mesma quantidade de CO2 com o qual foi produzido, tornando-o assim tecnicamente “carbono neutro”.

"O que esta descoberta representa é que nós podemos remover as plantas como o intermediário", diz Adams.

Fonte: Eco Desenvolvimento