Sistema de refrigeração de Fukushima volta a funcionar


O sistema de refrigeração das piscinas de armazenamento para o combustível já usado na central nuclear de Fukushima Daiichi voltou a funcionar, depois de um problema de várias horas, a segunda em menos de três semanas, anunciou a operadora TEPCO.

 

Um porta-voz da TEPCO disse em uma entrevista coletiva que o sistema de resfriamento da piscina próxima ao reator 3 estava novamente operacional.

 

Os motivos da paralisação do sistema ainda não foram determinados, mas os peritos suspeitam que o problema possa estar relacionado com as constantes obras no complexo, devastado pelo terremoto e maremoto de 2011.

 

Um incidente similar aconteceu no início de março, quando ao que tudo indica um rato provocou um curto-circuito que interrompeu o funcionamento do sistema de refrigeração das piscinas. O problema foi solucionado em dois dias.

 

Na ocasião, a TEPCO foi alvo de muitas críticas pela demora a reagir à avaria.

 

A situação na central de Fukushima é considerada estável desde dezembro de 2011, mas os reiterados problemas com o sistema de refrigeração das piscinas provoca dúvidas sobre a segurança de seu funcionamento.

Fonte: AFP