Projeto Socioambiental é discutido no Ana de Carvalho


Na última terça-feira, 10 de abril, o professor Elmo Júlio, representante do ECOS, esteve na Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira para reforçar a parceria entre o Movimento em prol do meio ambiente e a instituição de ensino.

 

Antes da realização das oficinas, com as inscrições de novos jovens estudantes, Elmo participou de uma reunião com os coordenadores do núcleo ECOS da escola. Em uma conversa produtiva e esclarecedora foi definido o tema a ser desenvolvido pelos alunos na disputa pelo melhor “Projeto Socioambiental”, que ocorrerá no decorrer deste ano de 2013. Coordenado pela professora aposentada Tânia Gomes Costa o núcleo vai tratar do tema “Saneamento Básico e Moradia”.

 

Integrante da equipe e um dos desenvolvedores do projeto o aluno Guilherme Pires destacou a importância de participar de uma ação positiva em favor do meio que vivemos. “Este projeto possibilita a aproximação real dos problemas da nossa realidade, possibilita a busca por experiências e conhecimentos que nos permite resolver questões do nosso cotidiano. Não entramos no projeto ECOS para fazer número, e sim a diferença”, destaca Guilherme.

 

Para a estudante e uma das representantes do núcleo Jéssica Vitória o projeto tem sido fundamental pra os jovens de sua escola, que buscam ajudar o planeta de alguma forma. “Acho que podemos mudar a realidade de descaso com o meio ambiente, basta querer e começar a agir, pois não está tudo perdido, ainda há uma saída, se todos nos conscientizarmos  podemos fazer a diferença e um planeta melhor”, afirma Jéssica.

 

As oficinas de conscientização e integração do ECOS foram realizadas em sala de aula e apresentou resultados satisfatórios com uma número representativo de jovens motivados e decididos que se inscreveram no Movimento. Para a estudante e também integrante do núcleo Sthephane Mendes o ECOS é como uma escola, que ensina cuidar do meio ambiente e como agir para melhorar o cotidiano. “A importância de estar participando deste projeto, é que com ele aprendi mais e sei melhor interagir com as pessoas ao meu redor, aprendi a observar o que acontece no meio em que vivo e a melhorar as minhas atitudes para que depois no futuro não venha colher a degradação do ato que cometi. Nossa intenção é fazer a diferença e não ser apenas mais um destruidor do planeta”, declara Sthephane.

 

Tânia Gomes Costa destacou a importância de envolver jovens estudantes em causas positivas. De acordo com a professora o projeto diz respeito a uma mudança de postura, que exige um repensar na prática pedagógica e das teorias que a estão informando. “É repensar a escola, seus tempos, seus espaços, sua forma de lidar com o mundo da informação em que os alunos, comunidade, professores, coordenadores, acadêmicos da Dom Helder, repórteres do DomTotal estão envolvidos. É recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que fazem parte sem perder de vista a realidade cultural dos alunos”, explica Tânia.

 

Ainda destacando a relevância de iniciativas como as do ECOS a professora declara que o projeto busca estabelecer conexões entre vários pontos de vista, questionando a ideia de uma visão da realidade, envolvendo sempre a resolução de problemas para salvar, defender e cuidar do meio ambiente. “A cooperação, o coletivo, o envolvimento e a responsabilidade são fundamentais no movimento. O projeto possibilita o trabalho com diversas fontes de informação e conscientização ambiental, dando possibilidades aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias de aprendizagem e formas de registro”, conclui a professora.

 

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Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS