Ecos promove palestra na Escola Presidente Dutra


O Movimento Eco realizou, na manhã desta quinta-feira (11), uma nova visita à Escola Estadual Presidente Dutra, localizada no bairro Horto. Munidos com folhetos e cartazes, os integrantes da equipe conversaram com os alunos do 3º ano do ensino médio sobre os objetivos do Movimento, a importância da preservação ambiental e o desenvolvimento de ações em prol da sustentabilidade.

 

“O Movimento Ecos, da Escola Superior Dom Helder Câmara, trabalha na formação de parcerias com escolas públicas e privadas. Prestamos assessoria jurídica e ajudamos vocês, estudantes, a desenvolverem projetos na área ambiental. Cada instituição pode escolher o tema que deseja trabalhar, como trânsito, lixo, poluição, desmatamento, entre outros”, explicou o professor Elmo Júlio, representante do Movimento. Também participaram da atividade os acadêmicos Abner Batista e Dayane Cristina de Souza, que cursam o 1º período de Direito na Dom Helder Câmara e serão responsáveis pelo contato entre as intuições.

 

Durante a palestra, o professor Elmo Júlio também apresentou aos alunos o Projeto Socioambiental, que recebe inscrições até o dia 30 de abril. A competição é aberta às escolas municipais e estaduais da região metropolitana de Belo Horizonte e prevê a realização de tarefas mensais. Os estudantes devem, ainda, preparar uma apresentação artística para a cerimônia de encerramento do projeto, marcada para o mês de novembro.

 

Adesão

 

Ao final do evento, estudantes já se mobilizavam para formar grupos e escolher os temas. As colegas Raiane Rodrigues e Thaynara Oliveira aprovaram a proposta do movimento e preencheram, prontamente, as fichas de inscrição. “Gostei muito do projeto, é uma tentativa de mudar o mundo e a forma de pensar das pessoas. A questão do lixo, por exemplo, é preocupante, vemos muita sujeira nas ruas, praças. Aqui mesmo na Escola: temos lixeiras para a coleta seletiva, mas ninguém respeita”, afirmou Raiane.

 

Já a adesão de Thaynara Oliveira foi motivada por dois fatores: o amor pela ecologia e a vontade de estudar Direito. Segundo a estudante, sua mãe sempre destacou a qualidade do ensino da Escola Superior Dom Helder Câmara, o que aumentou o desejo de estudar na instituição. “É o curso que quero fazer, desde pequena. Além disso, tenho muito interesse pela área ambiental, poderíamos trabalhar a poluição das águas e do ar, por exemplo”, destacou a aluna, que já desenvolve projeto de prevenção à dengue e trabalha na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

 

Confira as fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS