IEMG em movimento com o ECOS


O tradicional Instituto de Educação de Minas Gerais, um dos berços acadêmicos de Belo Horizonte, recebeu o professor Elmo Júlio, de Ciências Ambientais, e os estudantes de direito Gianno Lopes Nepomuceno e Ileane, representantes do Movimento ECOS, para a realização de uma oficina. O evento aconteceu na última sexta-feira, 19, com a participação das professoras Ângela, supervisora, e Silvana Caires, vice-diretora.

 

Em sua fala, o professor Elmo abordou as origens da questão ambiental, sua legitimação e as novas buscas que estão surgindo com eficácia através de parcerias na educação. Citou a falência dos ecossistemas, o compromisso dos governos e o papel social que todos os grupos culturais podem iniciar para contribuir com a questão que envolve segmentos diversos e complexos.

 

Os alunos, muito atenciosos, fizeram várias perguntas e um dos questionamentos esteve voltado para a crise ambiental, que, de acordo com os esclarecimentos do professor Elmo, “está intimamente ligada ao comportamento humano e a dormência dos valores dessa nova era tecnológica. Precisamos desligar alguns aparelhos para sentir um pouco mais a natureza, pois ela é vida”, destacou o professor.

 

O estudante Gianno, durante sua fala, abordou o cotidiano do acadêmico de direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, ressaltando ainda alguns aspectos de sua experiência e de seu crescimento através do curso, citando a questão da formação profissional que a instituição oferece e demais segmentos que o aprendizado proporciona. Os jovens efetivaram trocas, solicitaram esclarecimentos e mostraram grande interesse. Os alunos pré-agendaram uma visita acompanhada por Gianno à biblioteca da Dom Helder, para conhecer um pouco melhor o espaço físico da faculdade.

 

A estudante de Direito Ileane contribuiu com o grupo, efetivando entrevistas com os alunos do IEMG que se apresentaram cheios de expectativas sobre o desenvolvimento de ações em parceria com o ECOS. Com a confirmação da integração da escola ao Movimento, neste ano de 2013, alguns alunos já constituíram um núcleo. Os futuros coordenadores serão os alunos: Túlio Generoso, Gabriella Ferreira, Raphaela Miranda, Débora Ferreira e Lorraine Caroline. Todos muito confiantes de que o Instituto de Educação tomará atitudes eficazes a favor do meio ambiente.

 

Confira as fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS