Agência detecta radiação ligada a teste nuclear norte-coreano


A Agência de Controle de Testes Nucleares (CTBTO) anunciou nesta terça-feira que foram detectados os primeiros indícios de radiação provocada pelo teste de um dispositivo atômico da Coreia do Norte em fevereiro passado, apesar de ainda existirem dúvídas sobre o material.

 

"A proporção de isótopos de xénon (xénon-131m e xénon-133) detectada está em conformidade com um caso de fissão nuclear há mais de 50 dias", explicou a agência com sede em Viena.

 

"Isso coincide corretamente com o teste nclear realizado em 12 de fevereiro de 2013, 55 dias antes da medição", informou a entidade, que defende a proibição total desse tipo de teste. A descoberta desses gases por uma estação localizada em Takasaki, Japão (a 1.000 km do local do teste) ainda é insuficiente para responder às interrogações sobre o material físsil utilizado pelos norte-coreanos, seja urânio enriquecido ou plutônio.

 

A Coreia do Norte havia utilizado plutônio em dois testes nucleares anteriores, em 2006 e 2009. Caso se confirme que foi utilizado urânio enriquecido para seu terceiro teste, isso significa que o país superou uma etapa tecnológica significativa em seu desenvolvimento atômico.

Fonte: AFP