Secretário-geral da ONU envia carta a prefeitos do Brasil


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou uma mensagem à Associação Nacional de Prefeitos do Brasil. Ele apela à renovação do compromisso para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e lembra a necessidade de garantir melhor qualidade de vida para o número crescente de pessoas que habitam em áreas urbanas. "Os governos locais têm um papel fundamental no caminho ao desenvolvimento urbano sustentável e justo", afirma.

A mensagem de Ki-moon foi divulgada pelo diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio), Giancarlo Summa. O chefe da ONU diz que precisa do "dinamismo" dos prefeitos em "acelerar o trabalho para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015".

Ele ressalta a importância da visão dos líderes municipais sobre as ameaças da mudança climática e diz que a "voz dos prefeitos precisa ser ouvida", enquanto a organização define a agenda de desenvolvimento pós-2015.

Transporte Público

Os desafios para que as cidades sejam sustentáveis também foram destacados por Ban Ki-moon em mensagem para um fórum sobre o tema na Ásia, que tem o apoio da ONU.

Na reunião de dois dias em Bali, na Indonésia, são discutidas a promoção de faixas exclusivas para bicicletas; integração total dos meios de transporte público e espaço de alta qualidade para a movimentação de pedestres.

"Tanto em zonas rurais e urbanas, o melhor uso da terra e do sistema de transporte faz uma grande diferença, ao facilitar o acesso a trabalhos, bens e serviços", além de "melhorar a segurança das vias e reduzir os acidentes de trânsito", destaca o secretário-geral.

Fonte: Eco Desenvolvimento