Incêndio florestal ameaça 3 mil casas na Califórnia


Por Colleen Jenkins

 

Camarillo – Um incêndio florestal ao norte de Los Angeles, na Califórnia, estava sendo propagado pelo vento na manhã desta sexta-feira, ameaçando cerca de 3 mil casas, o que levou à desocupação de um câmpus universitário e de várias áreas residenciais.

 

Chamado de "Fogo da Primavera", o incêndio atingiu várias edificações agrícolas e veículos, mas ainda não havia destruído nenhuma casa. As chamas já tinham consumido 8 mil hectares de mata densa e seca no final da quinta-feira, segundo informaram os bombeiros.

 

"O fogo continuou a arder com muita força durante a noite. Nós sabemos que essas cifras são baixas no momento", disse Bill Nash, um porta-voz do Corpo de Bombeiros do Condado de Ventura.

 

De acordo com Nash, o incêndio eclodiu na quinta de manhã ao lado de uma autoestrada a cerca de 15 quilômetros da costa do Pacífico, no sentido do interior. Atiçado por quentes e secos ventos, chegou à estrada costeira ao longo da costa do Pacífico e estava seguindo em direção a Malibu, mais ao sul.

 

Mais de 900 bombeiros combatiam as chamas. As autoridades estimam que tinha sido contido em 10 por cento desde quinta-feira e se evitou que atingisse fazendas e casas de veraneio na região.

 

"Esperamos retomar as investidas aéreas para combater as chamas tão logo a luminosidade seja suficiente para os pilotos. Só então teremos uma avaliação melhor dos danos causados pelo fogo durante a noite", afirmou Nash.

 

A ordem de esvaziamento da Universidade do Estado da Califórnia, no campus de Channel Islands, continuava em vigor nesta sexta-feira, segundo o website da instituição.

Fonte: Reuters